Modalidades
Atletismo / Tiro com Arco
Reformado para os Jogos Olímpicos
Localização: Zona Norte, na Região Maracanã
Construção: Permanente
Capacidade: 18 mil lugares (atletismo) e 3.800 (tiro com arco)
Previsõa de Custo: R$ 65 milhões
Sobre
O Sambódromo do Rio de Janeiro, palco do desfile das escolas de samba no carnaval carioca, irá receber os torneios olímpico e paralímpico de tiro com arco, tanto as fases eliminatórias quanto as finais, além da maratona.
Muito próxima do Maracanã, essa instalação passou por uma reforma para os Jogos, que incluiu o reparo das fundações e construção de novas arquibancadas. Foi o primeiro equipamento olímpico entregue, em fevereiro de 2012.
Durante o evento teste do tiro com arco, em setembro de 2015, a Federação Internacional apontou o barulho externo como um fator que atrapalharia o desempenho dos arqueiros. Por isso, a entidade pediria o fechamento do trânsito ao redor nos dias de competição.
Para a maratona, 30.000 espectadores irão ocupar lugares ao longo dos 600 metros da “passarela do samba” garantindo um ambiente de festa na largada e na chegada da mais tradicional disputa olímpica.
Depois dos Jogos
A reforma do Sambódromo é um projeto de legado da Prefeitura do Rio de Janeiro, possibilitando a requalificação desse marco da cidade e garantindo a revitalização do seu entorno.
O projeto dos Jogos Rio 2016 vai ao encontro dos objetivos de longo prazo para essa região da cidade, trazendo benefícios importantes e imediatos para as comunidades locais.
Dicas
• A forma mais fácil de se chegar ao Sambódromo é de metrô, através da estação Praça Onze, da Linha 1. Da estação Central do Brasil também é possível chegar caminhando.
• Nos dias de eventos, a instalação abrirá 90 minutos antes do início.
• Haverão voluntários para ajudar na locomoção ao redor do estádio, ou para encontrar o seu portão de entrada. Procure pelas pessoas vestidas de verde e com o uniforme da Rio 2016.
Como Chegar no Sambódromo