Brasil disputa neste sábado o Sul-Americano de Marcha Atlética

Delegação pronta para a competição / Foto: Aércio Oliveira/CBAtDelegação pronta para a competição / Foto: Aércio Oliveira/CBAt

São Paulo – A Seleção Brasileira participa neste sábado, dia 10 de março, do Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética, que será disputado na cidade de Sucúa, no Equador. As oito provas previstas no programa serão realizadas num circuito de 2 km, em via asfaltada, na Avenida Oriental.
 
O grande nome da delegação nacional é a pernambucana Erica Rocha de Sena, recordista sul-americana dos 20 km, com o tempo de 1:26:59, obtido na quarta colocação no Mundial de Londres 2017. A brasileira mora em Cuenca, no Equador, há seis anos.
 
Há duas semanas, Erica estreou na IAAF Race Walking Challenge 2018, circuito no qual foi a campeã no ano passado. A brasileira ganhou a medalha de prata da prova dos 20 km do Memorial “Jerzy Hausleber”, em Monterrey, no México.
 
Além de Erica, o Brasil terá outros 13 representantes na competição equatoriana. A delegação chegou à Sucúa na madrugada desta sexta-feira, dia 9, fez o reconhecimento do circuito ainda na manhã.
 
“Consegui me recuperar do desgaste do México e o objetivo é fazer uma boa prova aqui em Sucúa”, comentou Erica, que mora perto da cidade (a uma distância de quatro horas de carro).
 
“Vou fazer uma competição para conseguir a melhor colocação possível”, completou a brasileira, que está inscrita no Grande Prêmio de Rio Maior, de Portugal, no dia 7 de abril.
 
Outro destaque feminino é a catarinense Nair da Rosa, que no ano passado na Copa Pan-Americana de Marcha Atlética de Lima, no Peru, quebrou o recorde sul-americano dos 50 km, com 4:39:28. No Mundial de Londres, terminou na quinta colocação.
 
No masculino, as atrações são os atletas olímpicos Moacir Zimmermann, nos 20 km, e José Alessandro Bagio, nos 50 km. Além do Brasil e do Equador, a competição prevê participação de atletas da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia e Peru, além de convidados da Costa Rica e Guatemala.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook