Brasil vai receber os Sul-Americanos Adulto e de Cross Country em 2023

Brasil, Argentina e Equador, os primeiros no geral    / Foto: Wagner Carmo/CBAt

São Paulo - O Brasil vai receber dois Campeonatos Sul-Americanos de Atletismo em 2023. O Sul-Americano Adulto de Atletismo será realizado no Centro Olímpico, em São Paulo, capital, de 28 a 30 de julho de 2023, e o Sul-Americano de Cross Country na cidade de Poços de Caldas, Minas Gerais, em 22 de janeiro. A informação foi confirmada pelo presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Motta Campos, que participa da Assembleia da Federação Sul-Americana nesta segunda-feira (12/9), em São Paulo.
 
A Assembleia é conduzida pelo presidente da Sul-Americana Hélio Gesta de Melo e conta com a participação do presidente da World Athletics Sebastian Coe que chegou a São Paulo na última sexta-feira (9/9) e acompanhou o Campeonato Sul-Americano Sub-18, encerrado no domingo (11/9) no Centro Olímpico, pista que fica na Vila Clementino, em São Paulo. Hélio disse que ficou feliz com a presença de 12 dos 13 presidentes das federações da área e do dirigente máximo do atletismo mundial em São Paulo.
 
"É muito bom estar de volta ao Brasil, eu estive aqui pela última vez em 2019, com os meus amigos da Federação Sul-Americana de Atletismo em Manaus. Ainda mais em um campeonato importante em que vemos a performance do futuro do nosso esporte. Muito importante ver essa estrutura montada para os jovens para que eles não saiam do esporte", disse Coe. 
 
"Foi a primeira vez que recebemos o presidente da WA num campeonato em São Paulo e isso foi histórico", disse Wlamir. "Trazer competições internacionais para o Brasil é importante para que os nossos atletas e treinadores possam participar, o Centro Olímpico mostrou que tem toda a estrutura para sediar um evento como esse e aumenta ainda mais a nossa responsabilidade por fazer uma boa competição", acrescentou Wlamir.
 
Sebastian Coe esteve no Brasil em 2008, em Belém (PA) e Manaus (AM), para os 90 anos da Sul-Americana e o Mundial de Meia Maratona, em 2009, 2015 e 2019 em Manaus, e 2016 para acompanhar os Jogos Olímpicos do Rio.
 
No Centro Olímpico Coe fez fotos com atletas e participou da premiação do salto em distância vencido por Vanessa Sena dos Santos, com 6,39 m, recorde brasileiro e do campeonato e quarto lugar no Ranking Mundial Sub-18, e ao lado da campeã olímpica Maurren Maggi da entrega dos troféus ao Brasil, campeão geral, no masculino e no feminino do Sul-Americano Sub-18. 
 
Veja Também: