Henrique Martins participa da Taça Brasil Máster

Henrique Martins em Tóquio  / Foto: Wagner Carmo/CBAt

Bragança Paulista – O paulistano Henrique Camargo Martins, aos 44 anos, concilia a carreira de atleta e a de treinador. Por isso, o representante do Esporte Clube Pinheiros (SP) se inscreveu na Taça Brasil Máster Loterias Caixa de Atletismo, que será disputada no sábado (5/11) e domingo (6/11), no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (SP).
 
A competição é aberta para atletas a partir dos 30 anos (pré-máster) e dos 35 anos (máster) até os 100 anos, divididos por faixas etárias. Familiares e fãs do atletismo podem acompanhar a competição ao vivo no estádio, com entrada franca, sem a necessidade de apresentação de ingresso. A organização pede apenas a colaboração para a arrecadação de alimentos não perecíveis para doações a entidades sociais.
 
O Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo fica na Rodovia Alkindar Monteiro, km 50,5 – SP 063 – Bairro do Campo Novo, em Bragança. Outro modo de acompanhar é pelo YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo, que transmitirá as provas ao vivo, a partir das 7:30 de sábado.
 
Henrique foi treinador de Augusto Dutra, por exemplo, nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2021. Tem participado ativamente de competições. Foi sétimo colocado no Troféu Brasil Loterias Caixa de 2022, no Rio de Janeiro, com 4,50 m, e sexto no ano passado, com 4,65 m, em São Paulo.
 
Nascido a 2 de janeiro de 1978, Henrique está inscrito no salto com vara, no sábado, e no triplo, no domingo. Ele resolveu participar para acompanhar um aluno. “Vou competir mais para acompanhar um aluno meu particular que irá fazer a primeira vez salto com vara. Ele começou a treinar há 2 meses, tem 41 anos e nunca fez atletismo na vida”, disse, referindo-se a Jonas Rinaldelli, sócio do Pinheiros. “Estou querendo mostrar que o salto com vara é igual a aula de judô, natação, karatê... Pode ser feito depois de mais idade.”
Henrique fez o salto triplo pela primeira vez no ano passado e gostou da experiência. “Este ano pretendo fazer as duas provas em Bragança. Farei a vara no sábado e se estiver bem fisicamente farei o triplo no domingo”, disse o atleta-treinador.
 
A Taça Brasil Máster recebeu a inscrição de 453 atletas entre filiados à Associação Brasileira de Atletismo Máster (ABRAM) e atletas avulsos que se inscreveram na Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
 
Entre os inscritos, dois atletas de 94 anos: Seijun Maedo e Marinalva Maria de Brito, ambos da ANASP, que devem disputar os 800 m, 1.500 m e 5.000 m.
 
Veja Também: