Brasileiros são campeões da corrida de montanha Peneda-Gerês

Cal Nogueira e César Picinin / Foto: Thiago Lemos / PGTACal Nogueira e César Picinin / Foto: Thiago Lemos / PGTA

Portugal - Os atletas brasileiros fizeram bonito na disputa da Peneda-Gerês Trail Adventure 2018, competição de corrida de montanha realizada na região norte de Portugal, entre os dias 12 e 18 de maio.
 
Na principal categoria da prova decidida nesta sexta-feira, dia 18, com sete dias de duração e 211 km percorridos, em um total de 10.000 m de altimetria acumulada, o lugar mais alto do pódio masculino e feminino teve dois corredores do Brasil: César Picinin, de Barbacena (MG), e Cal Nogueira, de Ouro Preto (MG), bicampeã da trail run.
 
A prova portuguesa teve início no último sábado, dia 12, em Ponte da Barca, com a primeira corrida para aquecer as pernas: 15 km. No dia seguinte, em Arcos de Valdevez, os atletas percorreram mais 38 km. Na segunda-feira, dia 14, na disputa entre Sistelo e Melgaço, foi a vez da etapa mais longa: 50 km. A principal categoria da competição, Advanced, ultrapassou sua metade na terça, dia 15, quando os corredores completaram mais 30 km e até ali já haviam superado 133 km. 
 
A reta final da Peneda-Gerês Trail Adventure continuou com mais 27 km entre Pitões das Júnias e Montalegre, outros 36 na penúltima etapa, entre Mizarela e Gerês, para encerrar com os 15 km finais nesta sexta-feira, outra vezes no Gerês, vila que fica próxima à divisa entre Portugal e Espanha.
 
O título de campeão conquistado por César Picinin veio com o tempo total de 21h30min50. Picinin conseguiu concluir os sete dias com apenas 18 minutos de vantagem para o vice-campeão, o equatoriano Francisco Pinto. Em terceiro lugar ficou o espanhol Imanol Orbegozo, em 22h53min43. "Há dois anos vim para cá competir a Peneda-Gerês e foi a realização de um sonho. Consegui ser campeão superando atletas muito fortes, o que me faz crer que estou no melhor momento da minha carreira como corredor amador", comemorou César.
 
Na competição advanced feminina, Cal Nogueira mais uma vez não deu chance para as rivais e concluiu os sete dias de prova em 28h11min40, 3h3min02 à frente da vice-campeã, a alemã Karin Giessen-Vink. O top 3 teve ainda a inglesa Elizabeth Wiggins, com o tempo de 32h26min47. "Ser bicampeã foi um presente de aniversário que me dei pelos meus 50 anos. Chegar nesta idade e correr feito uma menina, é muito bom. São frutos das escolhas de ter uma vida saudável, me alimentando de forma correta e dormindo bem, além da prática esportiva. Só alegria saber que estou disputando com mulheres de alto nível e conquistando meus objetivos", enalteceu Cal.
 
Veja Também: