Brasil fecha Copa Internacional de Badminton com sete medalhas

Equipe brasileira / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Três dias de muito badminton. Foi assim a Copa Brasil Internacional de Badminton disputada no último fim de semana no Clube Atlético Paulistano, em São Paulo. Considerada a principal competição da modalidade no país, a edição 2013 contou com a presença de jogadores de mais de dez países, como dos Estados Unidos, França, Itália e China. Os atletas brasileiros subiram sete vezes ao pódio: três medalhas de prata e quatro de bronze. 

O destaque brasileiro na competição foi o Daniel Paiola, que recebe o benefício do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte. O jogador conquistou duas medalhas de bronze, uma no individual masculino e outra na dupla mista, com a Paula Pereira. “O campeonato foi de alto nível. Caí em uma chave muito difícil, pois joguei com um italiano, peruano e um francês. Perdi na semifinal para o chinês. Mas, fiquei muito feliz com o meu desempenho que mostrou que estou evoluindo muito e estou em ritmo de jogo”, analisou Paiola, que voltou a jogar depois de se recuperar de uma lesão no joelho.  
 
O próximo desafio internacional do brasileiro será durante o Campeonato Pan-Americano de Badminton, em Santo Domingo, República Dominicana, entre os dias 21 e 27 de outubro. “Agora, estou intensificando os meus treinamentos aqui em Campinas (SP) para encarar o Pan”, revelou o atleta, que ficará duas semanas na República Dominicana, onde disputa também outro torneio internacional. Outras competições serão nos Estados Unidos, México e em Porto Rico. 
 
Para o presidente da Confederação Brasileira de Badminton, Francisco Ferraz, o resultado dos brasileiros mostrou a evolução da modalidade. “Chegarmos a três finais, duas com a seleção brasileira e uma com uma dupla do Clube Fonte. Isso mostra o crescimento do trabalho que vem sendo feito nos treinamentos, o que revela um planejamento tanto dos clubes quanto da seleção, que vivem um momento de mais organização, profissionalismo e alto padrão técnico”, analisou.