Após nova derrota, seleção feminina é eliminada dos jogos 2016

Brasil perdeu para a França por 74 a 64 e não tem mais chances de avançar / Foto: Flavio Florido/Exemplus/COB

Rio de Janeiro - Não bastasse a pressão pela vitória por conta da má campanha – três derrotas nas três primeiras partidas – a seleção brasileira feminina de basquete ainda tinha a França pela frente, medalha de prata nos Jogos Londres 2012, e que sofrera apenas uma derrota até então.
 
E, nesta quinta-feira, 11 de agosto, a força do adversário prevaleceu, com a vitória da França por 7 a 6. O Brasil, assim, encerra sua participação na primeira fase do torneio nos Jogos Olímpicos Rio 2016 contra a Turquia, neste sábado, dia 13. Mas sem qualquer chance de passar para a próxima fase da competição.
 
O primeiro quarto começou com o Brasil a todo vapor e com Iziane inspirada. Com menos de um minuto, a seleção vencia por 5 a 0, todos os pontos anotados por Iziane. O protagonismo da capitã do time, porém, foi dando lugar ao de Damiris. Além de eficiente na defesa, pegando muitos rebotes, a pivô se destacava também no ataque. O quarto terminou empatado em 20 a 20, e Damiris anotou simplesmente 12 pontos.
 
No segundo quarto, a 2min30seg do fim, a França passou à frente do placar pela primeira vez: 31 a 29. Nesse momento da partida, o Brasil cometia muitos erros, principalmente no ataque. As bolas que antes caíam facilmente, agora batiam no aro. E a França se aproveitou muito bem disso, fechando o primeiro tempo com o placar favorável de 35 a 29.
 
A vantagem construída pelas francesas sendo ampliada, aos poucos, no início do terceiro quarto e, no meio do período, já estava em nove pontos. Com a pouca rotatividade em quadra, as jogadoras titulares pareciam também sentir o cansaço. E o terceiro quarto terminou com vitória da França por 57 a 48.
 
O técnico Antônio Carlos Barbosa optou, então, por dar um descanso às titulares ao promover um rodízio em quadra. Com sangue novo, o Brasil equilibrou a partida. Se não conseguia encostar no placar, ao menos não deixava o adversário deslanchar. E a vantagem francesa seguia em nove pontos.
 
A superioridade adversária, no entanto, não permitiu qualquer reação. Com as titulares de volta, ou não, o Brasil não conseguia encostar e a França ainda ampliava a vantagem. No fim, vitória francesa por 74 a 64 e eliminação precoce do basquete feminino do Brasil nos Jogos Olímpicos rio 2016.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook