Candidato à medalha na Rio 2016 tem bactéria e perde evento teste

Robenilson de Jesus de calção vermelho / Foto: Divulgação / CBBoxe

Rio de Janeiro – Aos 28 anos, Robenilson de Jesus, candidato a uma medalha nos Jogos Olímpicos de 2016, está fora do evento teste do boxe, que ocorrerá entre os dias 4 e 6 de dezembro, no Rio de Janeiro. O pugilista está com uma forte gastrite provocada por uma bactéria, com sintomas de dor no estômago, náuseas e perda de peso.
 
O desfalque do boxeador na competição marca o fim da temporada para Robenilson. O atleta deve voltar ao ringue no Pré-Olímpico, em março de 2016. Considerado um dos principais boxeadores brasileiros atualmente junto com Robson Conceição (até 60kg), o brasileiro já bateu o campeão mundial Javid Chalabiyev, do Azerbaijão, na categoria de até 56kg.
 
A Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe) ainda não definiu quem substituirá o brasileiro no evento teste. Da mesma forma, as cinco vagas olímpicas que o Brasil tem direito por ser país sede ainda não estão preenchidas.
 
 “Queria muito viver esse momento, é o começo dos Jogos Olímpicos no Brasil. Esse é um evento dentro do Brasil, faz parte da pressão, os melhores países estarão aqui para competir. Até achei que mesmo com 60% da minha forma dava, mas a comissão técnica achou melhor eu aproveitar para repousar. Acho que eles têm razão, é melhor descansar para poder chegar bem no pré-Olímpico”, analisa, ao blog do Ohata.
 
Entre outros efeitos, a bactéria impede que Robenilson receba golpes na região da cintura em seus treinos. Agora, cabe ao boxeador seguir uma dieta rígida, que inclui arroz sem óleo, carne grelhada de frango ou peixe e chá e biscoito de água e sal durante a noite.
 
O rendimento do pugilista caiu, nos últimos seis meses, segundo ele, devido ao problema de saúde. “As pessoas apontam o dedo, dizem, 'você tá perdendo essas lutas', mas não sabem o que estava acontecendo comigo. Se eu estivesse cem por cento, não teria perdido. Eu estava mal, normalmente após a pesagem eu chego a 59 quilos, mas [por conta do vírus] andava com 54 quilos. Sentia ânsia a toda hora, vomitava, sentia dores na barriga'', conclui.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook