Conselho Mundial promete banir lutadores que vierem aos Jogos

Campeão mundial de boxe profissional, Vitali Klitschko / Foto: Reprodução / Internet

Rio de Janeiro – O Conselho Mundial de Boxe (WBC) ameaçou, em anúncio feito nesta quarta-feira, banir os atletas que competirem nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Seus associados, profissionais, teoricamente não poderiam participar do torneio de boxe olímpico, tradicionalmente disputado entre amadores.
 
"Após analisar as opiniões mundiais da comunidade do boxe, membros do esporte e recomendações médicas, o WBC decidiu que qualquer campeão mundial ou lutador top 15 de qualquer divisão que participar dos Jogos Olímpicos será imediatamente expulso", traz o comunicado.
 
O conselho argumenta que a diferença técnica entre atletas amadores e profissionais é muito grande e que o fato da Associação Internacional de Boxe (Aiba) considerar isso é “inaceitável”.
 
"Não é possível imaginar, muito menos aceitar, uma luta entre pugilistas profissionais, que já têm um desenvolvimento físico e habilidades técnicas mais avançadas, e jovens lutadores que estão apenas começando esse processo", emenda.
 
"O boxe não é um jogo. A pontuação não é com gols ou cestas. É um esporte de contato que precisa ser levado a sério. A razão tem que prevalecer, e a função de todas as organizações tem que sempre ser cuidar e regulamentar a segurança e o bem-estar dos pugilistas", conclui a organização.
 
A decisão final deverá sair em maio.
 
Veja Também: