Presidente da CBBoxe é a favor de atletas lutarem sem capacete

Atletas lutaram sem capacete nesta sexta-feira / Foto: Esporte Alternativo

Rio de Janeiro - Durante o evento teste do boxe, realizado no pavilhão 4 do centro de convenções Riocentro, no extremo oeste do Rio de Janeiro, o presidente da Confederação Brasileira de Boxe, Mauro Silva, seu sua opinião com exclusividade ao Esporte Alternativo sobre um tema polêmico que tem dominado a modalidade ultimamente. 

O uso do capacete de proteção nos atletas, tradicionalmente comum nas lutas de boxe amador, foi posto em cheque pela Aiba (Associação Internacional de Boxe Amador), que deixou de exigir o objeto nas lutas oficiais. 

Mauro é a favor da decisão e explica seu posicionamento. "Sou a favor que tire o capacete. É melhor pro esporte, pro atleta, pra tudo. Questão de segurança, vamos parar pra pensar, eu vou ter o mesmo risco do choque. Não é um corte que vai me causar um grande problema, é o choque", justifica.

Mauro Silva, presidente da CBBoxe / Foto: Esporte Alternativo

Para o dirigente brasileiro, a falta do instrumento de proteção pode gerar porém mais cortes nos pugilistas. "Sem o capacete eu tenho a possibilidade de ter mais corte, isso é verdade. Essa região da cabeça ela é frágil... Mas o que que os técnicos estão fazendo é treinar com mais qualidade pra evitar esse tipo de choque, pra que ocorra menos no esporte", emenda.
 

A decisão da Aiba de retirar os capacetes das suas lutas oficiais foi encarada com certo receio pela comunidade internacional. O COI (Comitê Olímpico Internacional), por sua vez, ainda não referendou a decisão, que deve ser tomada até os Jogos Olímpicos. 

"Eu não acho que eles vão se proteger mais sem capacete. Eles vão se proteger mais à medida em que eles entenderem que precisam lutar dessa forma sem o capacete, evitando de levar a cabeça ao encontro do adversário. Porque chocou as cabeças eles vão se cortar, é impossível. Mas eu sou a favor que tire sim", finaliza Mauro. 
 
No evento teste iniciado nesta sexta-feira, sob a chancela da Aiba, os atletas já lutavam sem capacete e nenhum incidente foi registrado.
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook