Profissionais do boxe poderão competir nos Jogos Olímpicos Rio 2016

Decisão foi tomada, nesta quarta-feira (01.06), em congresso extraordinário da Associação Internacional de Boxe Amador (AIBA) / Foto: Divulgação/AIBA

Suíça - A Associação Internacional de Boxe Amador (AIBA) aprovou, em congresso extraordinário realizado nesta quarta-feira (01.06), em Lausanne, na Suíça,  a alteração do artigo 13 do estatuto da entidade, permitindo que profissionais possam participar das competições da AIBA, incluindo os Jogos Olímpicos Rio 2016. A mudança foi aprovada por 95% dos delegados participantes do congresso.
 
"Esta é uma ocasião importante para AIBA, para o boxe olímpico e para o nosso esporte como um todo, e representa mais um grande salto na evolução do boxe. Temos abraçado a reforma na AIBA ao longo da última década, fazendo mudanças históricas que moldaram a saúde de boxe e precipitaram o aumento popularidade em todo o mundo. Este movimento irá garantir o empoderamento das Federações Nacionais e melhorar todas as competições futuras, incluindo os Jogos Olímpicos. Nossa missão é continuar a tomar decisões corajosas no melhor interesse de nossos pugilistas e para o bem para o esporte", declarou o presidente da ABIA, Ching-Kuo Wu,  após a votação.
 
A decisão permite que os profissionais participem do último torneio de qualificação olímpica que será realizado em Vargas, na Venezuela, de 3 a 8 de julho. A competição vai oferecer 26 vagas para o Rio 2016.
 
Segundo a entidade, a mudança segue a chamada Agenda 2020 do Comitê Olímpico Internacional (COI), que busca garantir que os melhores atletas do mundo sejam elegíveis para competir nos Jogos Olímpicos. O boxe era um dos poucos esportes que não estavam abertos a atletas profissionais.
 

Veja Também: