Profissionais que lutarem na Rio 2016 perderão cinturões, diz IBF

Boxeadores profissionais podem perder cinturão se lutarem na Rio 2016 / Foto: Divulgação / Aiba

Rio de Janeiro - A Federação Internacional de Boxe (IBF, da sigla em inglês) tomou a decisão de punir com a perda de cinturão os boxeadores profissionais que resolverem competir nos Jogos Olímpicos Rio 2016. 

A entidade, uma das quatro principais que regulamenta o boxe profissional no mundo, é contra a participação de seus atletas nas Olimpíadas. Por isso, além da perda do títulos, os pugilistas que não tiverem cinturões serão suspensos dos ranking e combates da IBF por um ano, caso lutem na Rio 2016.

"Nós achamos que era importante a IBF se posicionar sobre as preocupações com a segurança, já que é parte de nosso compromisso com o esporte promover a saúde e o bem-estar dos boxeadores", afirmou o presidente da entidade, Daryl Peoples.
 
A IBF crê em riscos de segurança ao colocar um lutador profissional para lutar contra um pugilista amador.
 
Historicamente, os Jogos Olímpicos têm um torneio amador de boxe mas, em junho, a Aiba (Associação Internacional de Boxe), responsável pelo esporte amador, aprovou a mudança na regra, que permitirá pela primeira vez pugilistas profissionais se inscreverem nos Jogos Olímpicos. 
Veja Também: 

 

 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook