Copa Brasil de Canoagem Velocidade será realizada em Curitiba

Competição é o segundo evento no calendário 2018 das modalidades / Foto: Pedro Cury / PedroCury.comCompetição é o segundo evento no calendário 2018 das modalidades / Foto: Pedro Cury / PedroCury.com

Curitiba - Neste final de semana o Parque Náutico do Iguaçu, em Curitiba, recebe a Copa Brasil de Canoagem Velocidade e Paracanoagem. Este é o segundo evento do calendário de competições nacionais das duas modalidades e é esperado que receba pelo menos 224 atletas de 34 associações de todo o Brasil.
 
As disputas de Canoagem Velocidade serão divididas em seis categorias: Infantil, Menor, Cadete, Júnior, Sênior e Master, todas com provas de 500m, 1000m e 5000m. As categorias Júnior, Sênior e Máster com provas de 200m e todas, menos a categoria Infantil, terão disputas de 5000m, tanto na canoa (C1 e C2) quanto no caiaque (K1 e K2).
 
Neste ano a Copa Brasil não terá disputas do K4, pois "com o tempo curto que temos para realizar o evento não teríamos tempo hábil para realizar as provas de K4 durante a Copa Brasil", comenta Alvaro Koslowski, supervisor da Canoagem Velocidade junto à CBCa.
 
Além das disputas individuais, a Copa Brasil de Canoagem Velocidade e Paracanoagem também apresenta a disputa por equipes, onde as Associações adquirem pontos com a posição de seus atletas nas provas. Na Canoagem Velocidade as categorias Infantil, Menor e Cadete terão 20 pontos para o primeiro colocado de cada prova, 18 para o segundo, 16 para o terceiro e assim por diante.
 
No restante das categorias a pontuação será dividida pela metade: 10 pontos para o primeiro colocado, 9 para o segundo, 8 para o terceiro e assim sucessivamente.  Diferente dos anos anteriores, a disputa por equipes será separada entre as modalidades, por isso, a pontuação da Paracanoagem será de 20 pontos para as primeiras colocadas do K1 Feminino (KL1, KL2 e KL3), 18 para as segundas colocadas e 16 pontos para as terceiras. Nas demais categorias (K1 e V1 Masculino e V1 Feminino) essa pontuação será pela metade (10 pontos para os primeiros colocados, 9 para os segundos, 8 para os terceiros).
 
Programação - A partir da sexta-feira, dia 6, o Parque Náutico ficará aberto para treinamento das equipes e a classificação Funcional da Paracanoagem. No dia seguinte, sábado, dia 7, tem início a competição em si, com as provas eliminatórias, semifinais e finais de 1000m e semifinais das provas de 500m.
 
No domingo, dia 8, dia final do evento, acontecem as finais das provas de 500m, além das eliminatórias, semifinais e finais de 200m e 5000m. A programação definitiva do evento será disponibilizada apenas na quinta-feira, quando terminar o período em que as associações podem excluir atletas das provas.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook