Agora o desafio é na Espanha na Canoagem Slalom
Alemanha - A jovem seleção brasileira de Canoagem Slalom participou neste último fim de semana da 2ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom 2013, evento que reuniu os melhores canoístas do mundo em Augsburg, na Alemanha. Depois de encontrarem muitas dificuldades na Alemanha os brasileiros seguem agora para a Espanha, onde competem na 3ª etapa da competição na cidade de La Seu d’Urgell.
Em Augsburg, no K1 Masculino, os brasileiros Pedro Henrique Gonçalves e Fábio Scchena Dias Rodrigues, com 110,08 e 111,72 segundos, respectivamente, perderam a oportunidade de participarem da semifinal que era a expectativa da Confederação Brasileira de Canoagem. Andando a + 11,86 segundos do melhor barco, ambos terão que melhorar para chegar às semifinais na 3ª etapa. O fato de serem atletas ainda muito novos, com muito pouca experiência internacional, e estarem enfrentando casas cheias, pouco comum no Brasil, talvez esteja refletindo nos resultados.
No C1 Masculino Charles Correa conseguiu remar bem e fazer 114,65 segundos, ficando à +11,20 segundos do melhor barco. No Circuito Nacional, um atleta da categoria C1M, quando rema bem, consegue ficar em torno de 14% do melhor K1M. Ou seja, se os K1 masculinos tivessem a mesma performance do Charles na Alemanha, teriam condições de estar entre os 10 melhores barcos da competição.
No K1 Feminino, Ana Sátila melhorou os resultados alcançados na 1ª Etapa da Copa do Mundo que aconteceu na Inglaterra. A jovem brasileira conseguiu passar para a semifinal com 121,15 segundos que era o primeiro objetivo da equipe. O segundo objetivo, um pouco mais difícil, era estar a + 10 segundos do melhor barco. Isso conseguiu alcançar apenas nas classificatórias, porém nas semifinais andou a + 15,30, ficando fora das finais.
Já no C1 Feminino, categoria que ainda existe a possibilidade de se tornar olímpica e, se isso realmente vier a acontecer, Ana Sátila terá grandes chances de estar na final olímpica. Na etapa da Alemanha ela ficou em 12º Lugar, ficando fora da final por + 6 segundos. Considerando que participam dos Jogos Olímpicos apenas um atleta por país, ela seria a oitava colocada.
Além disso, com apenas 17 anos, até agora não apareceu nenhuma atleta no Circuito Internacional de 2013 com possibilidade de enfrentá-la no Campeonato Mundial Júnior que acontecerá no final de julho. A constatação ainda muito incipiente, porém, nesta categoria a atleta brasileira está demonstrando que tem reais condições de estar na final no mundial júnior e, talvez, buscar uma medalha inédita para o Brasil.
A embarcação C2 Masculino, onde deveriam participar Anderson do Santos Oliveira e Charles Correa, não foi possível estar presente na competição em face de um problema de ombro com o atleta Anderson na véspera da competição. Ele deverá ser poupado apenas para o Mundial Sub23.
Resultados completos:
Confira os vídeos da etapa
Mais informações 2ª etapa:
Site oficial 3ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom 2013
Ranking da Copa do Mundo