Brasil conquista 19 ouros e fica com o vice no Sul-americano

Brasil terminou competição na Argentina em segundo lugar / Foto: Divulgação

Buenos Aires - Os canoístas brasileiros que disputaram o Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade, Canoagem Maratona e Paracanoagem 2012 tiveram bons resultados neste sábado e domingo em Ciudad de Tigre, na Argentina, e conquistaram um total de 19 medalhas de ouros sagrando-se vice-campeões gerais da competição. 
 
O título de campeão ficou com a Argentina, donos da casa, que dominou as provas realizadas na nova Pista Nacional de Remo e Canoagem. A Canoagem Maratona foi transformada em evento binacional em virtude da falta de participação de outros países além de Brasil e Argentina e assim não foi homologada no Campeonato Sul-americano. Ao total o Brasil obteve 19 medalhas de ouro, 27 de prata e 15 de bronze em todo o evento.
 
“Tivemos um bom desempenho aqui na Argentina, principalmente com os canoístas mais jovens. Contudo, o mais importante é que oferecemos a experiência de competir num evento internacional de alto nível aqui na América do Sul. Independente do resultado final o aprendizado será fundamental para a evolução desses jovens atletas”, ressaltou Sebastián Cuattrin, supervisor do Comitê de Canoagem Velocidade da Confederação Brasileira de Canoagem.
 
Sábado de Ouro - Na sábado os destaques brasileiros nas provas de 500m foram as medalhas de ouro dos brasileiros Eliac Pinto e Maico Santos no C2 Masculino Júnior 500m; Edileia Reis no K1 Feminino Júnior 500m; Erlon Souza e Ronilson Oliveira que também garantiram o primeiro lugar no C2 Masculino Sênior 500m; Dalvan Oliveira no C1 Masculino Cadete 500m; e Isaquias Queiroz no C1 Masculino Junior 500m. Já nas provas de 5.000 metros Edileia Reis também garantiu o ouro no K1 Feminino Junior 5.000m e Isaquias Queiroz conquistou seu segundo ouro do dia no C1 Masculino Junior 5.000m.
 
As provas de Canoagem Maratona, disputadas no fim da tarde de sábado, não foram homologadas para o evento pois não houve a participação suficiente de atletas e assim não entrou para a pontuação geral de medalhas. Destaque para o brasileiro Diego Alves dos Santos vencedor no C1 Masculino Sênior 30km.
 
Domingo dourado - No domingo, último dia da competição, foram disputadas as provas finais de Canoagem Velocidade na distância de 200 e 5.000 metros, além das provas de Paracanoagem. As medalhas de ouro entre os brasileiros foram conquistadas por: Isaquias Queiroz no C1 Masculino Júnior 200m; Erlon Souza e Ronilson de Oliveira no C2 Masculino Sênior 200m; Nivalter Santos no C1 Masculino Sênior 200m; Eliac Pinto e Maico Santos no C2 Masculino Júnior 200m; Edileia Reis no K1 Feminino Júnior 200m; além do ouro conquistado pelas brasileiras no K4 Feminino Sênior 200m em quarteto formado por Bruna Gama, Ana Paula Vergutz, Cinara Camargo e Mayara Cardoso.
 
Na Paracanoagem o destaque do V1 Masculino; prova em que houve a junção das categorias A, TA e LTA mas que houve premiação individualizada. O destaque da prova foi o brasileiro José Agmarino Coelho (LTA), detentor do melhor tempo entre todos os competidores com 1’00”90, onde também competiu o brasileiro Luis Carlos Silva (A).  Já no K1 Masculino o melhor tempo foi marcado pelo brasileiro Patrick Almeida (LTA) com 42”39, onde também remou Rodrigo Figueiredo, vencedor na categoria A.
 
De acordo com o supervisor do Comitê de Paracanoagem da CBCa, Leonardo Maiola, a competição foi mais uma boa oportunidade para divulgar a modalidade que segue em crescimento em todo o mundo e estreará oficialmente nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. “Temos um trabalho muito forte na Paracanoagem no Brasil e esta experiência aqui na Argentina é mais passo de fortalecimento da modalidade, sobretudo, na América Latina”, concluiu.
 
Além das disputas na Canoagem Velocidade, Canoagem Maratona e Paracanoagem, a delegação brasileira aproveita a oportunidade e reúne na Argentina os técnicos e auxiliares técnicos brasileiros para o terceiro estágio do curso de desenvolvimento de treinadores promovido pelo Departamento de Ciência do Esporte da CBCa e já tido como exemplar para o restante do país.
 
Resultados em: http://www.canoagem.org.br/evento/resultados/eventos_id/540
 
Site Oficial do evento: www.surarg2012.com.ar

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook