Brasil em busca do título do Campeonato Mundial de Rafting

Quatro equipes representam o Brasil em Rotorua, na Nova Zelândia. Brasil já tem dois títulos na história da competição / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - A expectativa dos brasileiros é grande para o Campeonato Mundial de Rafting 2013, em Rotorua, na Nova Zelândia, que acontece de 13 a 24 de novembro e que contará com o fato inédito do Brasil estar disputando o título em quatro categorias do evento.

Três equipes de Brotas (SP) e uma do Rio Grande do Sul estão na Nova Zelândia para a disputa do Mundial de Rafting 2013. Os canoístas de Brotas representarão o Brasil nas categorias Sub-23 Masculino e Open Masculino e Feminino. Os atletas chegaram na Nova Zelândia no dia 4 para início dos treinamentos.
 
Os atletas conquistaram o direito de participar do mundial, pois foram campeões brasileiros em suas respectivas categorias no campeonato nacional realizado em Juquitiba (SP), no final do mês de agosto. São as equipes Bozo D´Água, a equipe feminina Brotas 40 Graus e a equipe Alaya Competition. A equipe Cia. Ventura do Rio Grande do Sul também representará o Brasil no Sub-19 Feminino.
 
As equipes brasileiras são consideradas uma das favoritas ao título mundial, junto com os times de países como Japão, Grã-Bretanha, Rússia, República Checa e os donos da casa, a Nova Zelândia. O Mundial da categoria Open contará com 25 países. As competições serão realizadas em três rios diferentes na cidade de Rotorua e é necessário treinamento de reconhecimento dos rios para as disputas.
 
“Esse ano será bastante difícil, pois o Mundial contará com número recorde de mais 60 equipes inscritas em seis categorias e certamente será muito disputado. Estamos bastante otimistas pelo Brasil estar disputando o título em quatro categorias, algo que nunca havia acontecido antes.  Mais uma vez contamos com equipes com ótimos atletas nos representando” disse Denilson Lima, supervisor do Comitê de Rafting da Confederação Brasileira de Canoagem.
 
Favoritismo e busca pelo tricampeonato
 
Na categoria principal o Brasil figura entre as equipes mais temidas do cenário internacional da modalidade. Bicampeão mundial (2007 e 2009), os brasileiros chegam à Nova Zelândia com o intuito de trazer novamente um grande resultado para o Brasil. No último Mundial, disputado em 2010 na Costa Rica, o Japão sagrou-se campeão, seguido pelos atletas da República Tcheca e Eslovênia, respectivamente. Na categoria Junior o Brasil conquistou o título em 2011 na Costa Rica.
 
Como são disputadas as provas de Rafting
 
Um campeonato de rafting consiste em quatro provas somando 1000 pontos. No primeiro dia, acontecem duas as provas: Tiro valendo 100 pontos e Sprint valendo 200 pontos. No segundo dia é disputada a prova de Slalom valendo 300 pontos e no terceiro dia a prova de Descida valendo 400 pontos. O vencedor é aquele que acumula a maior quantidade de pontos na soma das quatro provas.