Brasil embarca em busca do título do Sul-americano de Canoagem Velocidade
Chile - De 19 a 21 de abril a cidade litorânea de Valparaíso, no Chile, conhecida em todo mundo pelos versos do poeta chileno Pablo Neruda, receberá equipes de todo o continente para a disputa do Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2013. O Brasil embarca para o Chile com uma equipe composta de 34 atletas, sendo 23 da Canoagem Velocidade e 11 da Paracanoagem.
Em 2012 os canoístas brasileiros conquistaram um total de 19 medalhas de ouros sagrando-se vice-campeões gerais da competição. O título de campeão ficou com a Argentina, donos da casa, na competição realizada ano passado na cidade argentina de Tigre. Na ocasião o Brasil obteve 19 medalhas de ouro, 27 de prata e 15 de bronze em todo o evento.
Segundo Leonardo Maiola, supervisor do Comitê de Paracanoagem da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), o evento deste ano no Chile é mais uma importante oportunidade para os canoístas e paracanoístas brasileiros competirem contra os melhores atletas do continente e aprenderem com a experiência.
“É mais uma importante experiência que serve de preparativo para os eventos internacionais que teremos no decorrer deste calendário anual. Esperamos conquistar bons resultados no Chile”, ressaltou Maiola.
Estarão presentes no Chile canoístas brasileiros de 16 associações e clubes de canoagem do Brasil (ARCCA, APEN, CRI, ACCE, CRF, GAC, AVIC, ACC, ACOAR, ACPN, ECP, Rio Va’a, CRBP, CNCF, ACI e ACKC) representando tradicionais cidades brasileiras que trabalham com o desenvolvimento da Canoagem do Brasil como: Piraju/SP, Rio de Janeiro/RJ, Cascavel/PR, Gaiba/RS, São Vicente/SP, Ubaitaba/BA, Angra dos Reis/RJ, Porto Nacional/TO, Cachoeira do Sul/RS, Palmas/TO, Caxias do Sul/RS, São Bernardo do Campo/SP, São Paulo/SP, Cabo Frio/RJ, Itacaré/BA, Brasília/DF e Ribeirão Claro/PR.