Brasileiro de Velocidade começa nesta quinta, em Curitiba

Os melhores canoístas do país, entre eles campeões mundiais, disputam o evento até domingo / Foto: Divulgação / CBCa

Rio de Janeiro - O Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2014 acontece nesta semana, entre os dias 25 e 28 de setembro, em Curitiba, no Parque Náutico do Iguaçu. O evento vai reunir 401 atletas de todo o país, competindo nas seguintes faixas etárias: Infantil, Menor, Cadete, Júnior, Sênior e Master.
 
Para a Confederação Brasileira de Canoagem, este é um ano recorde, tanto no quesito de inscrições de esportistas, como no investimento feito na modalidade. Hoje, somente na Canoagem Velocidade, o Brasil possui 1050 atletas cadastrados, de 16 estados do país. Em São Paulo, estado que abriga o maior número de canoístas, o número de atletas subiu de cerca de 950, em 2012, para 1149 no ano passado (2013). Em comparação feita nos mesmos anos, segundo dados da Confederação Brasileira de Canoagem, a participação de canoístas em competições nacionais aumentou de 307 para 395.
 
Canoagem Velocidade
 
Os principais destaques da Canoagem Velocidade no Campeonato Brasileiro estão vindo de vitórias no Campeonato Pan-americano de Canoagem Velocidade no México. O grande destaque da equipe brasileira ficou com Isaquias Queiroz, atual bicampeão mundial no C1 500m e que conquistou três medalhas de ouro em categorias individuais no Pan do México: C1 5000m, 1000m e 500m. Além disso, o canoísta conquistou mais um ouro na categoria C4 1000m, juntamente com Erlon Silva, Ronilson de Oliveira e Nivalter de Jesus. Na categoria C1 200m, o Brasil conquistou o primeiro lugar, representado pelo canoísta Nivalter de Jesus. 
 
As atletas da canoagem brasileira, que também estarão presentes na competição em Curitiba, fizeram história no Pan-americano. Valdenice do Nascimento e Ana Paula Vergutz trouxeram a medalha de ouro para casa nas categorias C1 200m e K1 5000m, respectivamente. Angela da Silva e Andrea de Oliveira remaram a C2 500m, conquistando a primeira colocação no pódio.