Brasileiros garantem 22 medalhas no Sul-americano do Chile

Canoístas do Brasil sagraram-se campeões em todas as categorias, com exceção apenas no C1 Masculino Sênior / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Aconteceu neste último final de semana na cidade de Los Andes, no Chile, o Campeonato Sul-americano de Canoagem Slalom e Canoagem Descida 2013, evento que contou com a presença atletas do Chile, Brasil, Colômbia e Argentina. Destaque para a equipe brasileira, vencedora de todas as categorias da Canoagem Slalom da competição, apenas com exceção do C1 Masculino Sênior. No total, contabilizando os resultados das provas de Canoagem Slalom individuais e por equipes, os canoístas brasileiros garantiram, no Chile, 22 medalhas, sendo 12 de ouro, cinco de prata e cinco de bronze. As provas de Canoagem Descida e seus resultados oficiais serão revisados pela organização do evento e publicados em breve.

Muito embora nos últimos anos tenha ocorrido uma evolução qualitativa dos atletas sul-americanos, principalmente com relação aos brasileiros e argentinos, os demais países ainda necessitam expandir o esporte, superando suas barreiras em relação aos investimentos na modalidade,
 
O Brasil, por sua vez, pelo investimento que vem recebendo tanto do Governo Federal quanto da iniciativa privada, mostra com resultados a evolução dos canoístas brasileiros.
 
Neste último evento realizado no Chile os atletas brasileiros dominaram todas as categorias com grande desempenho. Exceção apenas no C1 Masculino Sênior, onde o brasileiro Leonardo Curcel garantiu a prata perdendo para o atleta olímpico da Argentina Sebastián Rossi. Nas provas por equipes o Brasil garantiu três ouros, duas pratas e um bronze.
 
Juniores com a força total - Os atletas da categoria “Júnior” fizeram bonito no Chile. Renan Henrique Soares foi o melhor no K1 Masculino e Mariana Souza desbancou todas as concorrentes no K1 Feminino. No C1 Masculino dobradinha brasileira, com Daniel dos Santos em primeiro e Márcio Nereu Júnior em segundo. No C2 a briga ficou só entre os brasileiros, e a dupla que levou a melhor foi Maicon de Borba e Carlos Silva.