Canoagem faz história em Primavera do Leste

Campeonato Brasileiro terminou neste domingo na recém inaugurada raia olímpica da cidade deixando um legado esportivo para a região / Foto: Divulgação

Cuiabá - Acabou neste domingo com as provas de 200 metros o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade 2012 - Infantil, Menor, Cadete, Júnior, Sênior, Master e Paracanoagem, evento que reuniu na recém inaugurada raia olímpica de Primavera do Leste (MT) mais de 350 atletas de todas as regiões do Brasil. Com o término da competição na cidade fica a certeza que a Canoagem do Brasil ganhou mais um importante polo de desenvolvimento do esporte no país em busca da sonhada medalha olímpica nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
 
Para o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), João Tomasini Schwertner, a inauguração da raia olímpica em Primavera do Leste é mais um importante aliado no desenvolvimento do esporte no país. “Com a raia aqui na cidade nós temos um ótimo local para universalização da prática da canoagem no Centro-Oeste e num futuro breve com grande potencial para se tornar um centro de treinamento para estrangeiros que fogem do rigoroso inverno encontrado no hemisfério norte”, explicou.
 
O head coach da Seleção Brasileira de Canoagem Velocidade, Zoltán Bakó, acredita que a raia olímpica de Primavera do Leste oferece ótimas condições para se tornar um training camp para atletas da Europa e América do Norte. “A estrutura básica já está pronta e é tecnicamente perfeita para a canoagem. Com mais algumas implementações esse local poderá receber muitos campeões mundiais e olímpicos tornando-se uma excelente opção para esses atletas que buscam regiões mais quentes dos meses de janeiro à abril”, disse o treinador húngaro. 
 
O projeto da raia olímpica na cidade foi idealizado como parte do Parque Ambiental Municipal que transformou a cara da cidade e se já virou um cartão postal do município, aliando lazer, esporte e qualidade de vida. “Sempre incentivamos muito o esporte pois sabemos da importância dele na formação de nossas crianças e jovens. Montamos uma força tarefa e nossos esforços foram voltados para que este evento marque o início da transformação de Primavera do Leste em um polo de canoagem. Já temos canoístas destaques como a Ana Sátila Vargas, mas queremos dar oportunidades a outros jovens atletas de mostrar seus talentos, desenvolvê-los, aprimorá-los e levar o nome da nossa cidade mundo afora” disse o prefeito Getúlio Gonçalves Vianna.
 
Apen é Campeã Geral por Equipes - O campeonato teve 224 provas disputadas em três dias de competição, sendo 102 entre Finais A e B. Na disputa geral por equipes a Associação Pirajuense de Esportes Náuticos (APEN-Estância Turística de Piraju/SP) liderou toda a competição e terminou na primeira posição com 253 pontos. Em segundo lugar ficou a Associação de Canoagem Maggi de Pindamonhangaba (ACANOMPI-Pindamonhangaba/SP) com 156 pontos, e em terceira a Associação Cachoeira de Canoagem e Ecologia (ACCE-Cachoeira do Sul/RS) com 151 pontos. Estiveram presentes em Primavera do Leste mais de 350 atletas de 39 associações e clubes de canoagem representando as cinco regiões do país. Os resultados do evento são utilizados como critério básico para a convocação dos atletas que farão parte das equipes permanentes e seleções nacionais que representarão o Brasil nas competições internacionais de 2013.
 
Tecnologia, Paracanoagem e Elogios - O Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade 2012 mostrou ao público que prestigiou o evento que a CBCa busca a cada ano se aperfeiçoar mais. Além das disputas esportivas em si o evento trouxe novidades como as análises genéticas dos atletas da competição em busca da detecção e mapeamento dos talentos no esporte, classificações funcionais de novos atletas na Paracanoagem, inauguração de uma nova raia olímpica para o Brasil e o grande apoio do povo primaverense durante a competição que elogiou muito a realização do evento na cidade.
 
“Achei tudo excelente, muito bom mesmo. Nesses dias de competição nós pudemos ver grandes atletas em ação e que deram um grande exemplo para nossas crianças aqui em Primavera, mostrando que o esporte pode trazer muitas coisas boas na vida”, disse Mariluce Albuquerque, mãe de dois filhos e que pretende inscrevê-los na escola de canoagem que será oferecido no local pela Federação de Canoagem do Mato Grosso.