Experiência e conhecimento no desenvolvimento da Canoagem do Brasil

O professor Carlos Bezerra de Albuquerque foi nomeado recentemente Secretário Geral da Confederação Brasileira de Canoagem/ Foto: Divulgação

São Paulo - A Canoagem do Brasil tem um boa notícia para comemorar. Conhecido precursor do esporte no Brasil desde os anos 80, época que a canoagem era desconhecida pela maioria do povo brasileiro, o Professor Carlos Bezerra de Albuquerque foi nomeado recentemente Secretário Geral da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). 
 
O principal objetivo da ação tomada pela CBCa é trazer diretamente para a canoagem a extensa experiência administrativa adquirida pelo Prof. Bezerra no decorrer dos anos frente ao CEPEUSP (Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo), considerado o maior centro esportivo universitário da América Latina e local do primeiro Centro de Treinamento da Canoagem Brasileira no começo dos anos 90.
 
A história do Prof. Bezerra se confunde com a história da canoagem e começou no início dos ano 80 com o ideal de se aventurar nos rios brasileiros. Naquela época ele conheceu o engenheiro Leopoldo Ávila, que havia trazido para São Paulo, em 1978, o britânico Alan Byde da União Britânica de Canoagem. Na bagagem do Alan, veio um Caiaque modelo turismo (barco de 4 metros) conhecido como "Curinga" pois podia ser utilizado em qualquer tipo de água.
 
“Comprei um caiaque turismo e comecei a utilizá-lo principalmente na Represa de Guarapiranga, onde recebia aulas do Leopoldo, mas foi em abril de 1982 que realizamos um evento épico, importantíssimo para a Canoagem Brasileira, o 1o.  Encontro Nacional de Canoagem, realizado em Visconde de Mauá (RJ) e considerado o embrião da futura Associação Brasileira de Canoagem e posteriormente Confederação Brasileira de Canoagem”, relembrou.
 
A partir de 1982 o Prof. Bezerra optou pela Canoagem de Águas Calmas, atualmente Canoagem Velocidade e foi treinador da seleção nacional de 1986 a 1994. Hoje ele considera significativo o desenvolvimento da estrutura administrativa da entidade, o respeito internacional adquirido pela canoagem brasileira, e planejamento da entidade em busca do sonho olímpico.
 
“Nosso trabalho agora é continuar o processo de universalização da prática da canoagem em todo o país. Estou muito motivado e espero tanto cumprir as funções de Secretário Geral, conforme rege os estatutos da CBCa, quanto colaborar com a entidade com as experiências e capacitações adquiridas como treinador e gestor esportivo que atuo há 8 anos. Certamente os Jogos Olímpicos Rio 2016 proporcionaram uma janela de oportunidades ao esporte brasileiro e tenho certeza que a canoagem está no caminho certo deste desenvolvimento”, conclui Prof. Bezerra.
 
De acordo com o presidente da CBCa, João Tomasini Schwertner, a experiência do Prof. Bezerra no cenário esportivo brasileiro será de suma importância no desenvolvimento da canoagem rumo Rio 2016. “A história do Prof. Bezerra dentro da canoagem reforça ainda mais que esta união certamente irá trazer ainda muitos frutos para a canoagem brasileira. Adquirimos mais um grande aliado que nos ajudará a atingir o sonho da conquista da medalha olímpica”, disse.
 
O Prof. Carlos Bezerra de Albuquerque é natural de São Paulo (SP), possui 54 anos de idade, graduado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo; tem MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e Pós-graduação em Administração para Profissionais do Esporte pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook