Mario Veríssimo é campeão brasileiro de Maratona MTB

Pódio do Brasileiro de XCM  / Foto: DivulgaçãoPódio do Brasileiro de XCM / Foto: Divulgação

São Paulo - Localizada na região serrana do Espírito Santo, a cidade de Domingos Martins, foi a escolhida para ser palco do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Maratona 2018. Este é o segundo ano que o município sedia a principal competição do calendário nacional, a outra edição aconteceu em 2014.
 
Com clima europeu e um percurso bastante exigente, repleto de vegetação nativa e muita montanha, o campeonato reuniu cerca de 200 ciclistas distribuídos em 14 categorias oficias. Entre os destaques, Tania Clair, campeã em 2014, que buscou reviver a alegria de vencer um nacional novamente em Domingos Martins, se tornando bicampeã brasileira de MTB Maratona.
 
Tania foi a primeira atleta da Elite feminino a completar o percurso de 75km. A paranaense da equipe Free Force/Soul Cycle dominou a prova e terminou escapada marcando 4h06min24. O segundo lugar ficou com a paulista Sheila Mendonça Gomes, que representa o Clube Maringaense de Ciclismo, com 4h14min54, seguida pela mineira Leticia Candido, da Audax/FSA, terceira colocada com 4h15min27.
 
“Estou tão feliz com esse resultado que é difícil escolher as palavras. É um orgulho e um privilegio muito grande carregar novamente esta bandeira no peito. Ser bicampeã na mesma cidade é emocionante. Tenho um carinho especial por Domingos Martins, aqui tem paisagens maravilhosas e percursos que eu gosto muito. Quero agradecer imensamente a todos que mandaram boas energias e torceram por mim, principalmente as pessoas que dividiram esse sonho comigo”, declarou Tania.
 
A prova masculina contou com um start list de peso, intercalando atletas especialistas em Maratona com destaques do XCO. Apesar da longa distância, os principais atletas imprimiram um forte ritmo desde o início. Aos poucos o grupo foi ficando selecionado e a briga pelas primeiras posições cada vez mais acirrada.
 
Sem querer tentar a sorte, o goiano Mario Verissimo, da Squadra OGGI, apostou na força, se destacou do grupo e garantiu a medalha de ouro após percorrer os 75km em 3h12min26. A  prata ficou com o mineiro Edson Gilmar Junior, que defende a equipe Caloi Avancini Team, marcando 3h14min14, e o bronze com o baiano Kennedi Sampaio Lago, também da Squadra Oggi, com 3h14min38.
 
“Hoje realizei um sonho inacreditável, no dia que faz exatamente um ano que perdi meu pai. Ano passado competi em luto e este ano dedico essa vitória para ele. É uma sensação difícil até de explicar. Compartilho essa vitória com todos da minha equipe Oggi, que fizeram o possível para isso acontecer. Agradeço também minha família e amigos por nunca deixarem eu desanimar. Esse é um momento que ficará marcado na minha história”, comentou Mario.  
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook