7ª Volta do Futuro e 2ª Volta Feminina com recorde de inscritos

7ª Volta Ciclística do Futuro vai agitar o interior de São Paulo / Foto: Ivan Storti/FPCiclismo

São Carlos - Com a participação de 226 ciclistas, marca recorde, começam nesta sexta-feira (18) a 7ª Volta Ciclística do Futuro e a 2ª Volta Ciclística Feminina do Brasil, competições que acontecem na cidade de São Carlos, no interior paulista. 
 
Os principais nomes do país nas categoria de base e na Elite feminino participarão da provas, que terão como sede o Parque Eco-Esportivo do Damha, onde também são realizadas etapas do Tour do Brasil. A programação de provas começa, a partir das 8h, bem agitada, com uma prova contrarrelógio pela manhã e de circuito à tarde.
 
A presença de tantos ciclistas acabou confirmando a expectativa dos organizadores. "A procura foi muito boa, especialmente nas categorias de base, o que mostra a força do trabalho realizado no país. A categoria com maior número de inscritos é a Juvenil masculino, com nada menos do que 86 atletas, seguida pela Junior, também masculino, com 71. No feminino serão cerca de 50 atletas. Estamos bastante felizes com esta boa presença", destaca Gilson Alvaristo, diretor-técnico da Federação Paulista de Ciclismo.
 
Nesta quinta-feira (17), no Hotel Perea, aconteceram a entrega de kits aos participantes, seguida pelo Congresso Técnico, que explicou como será a competição aos ciclistas das categorias presentes, Junior, Juvenil e Infanto-Juvenil, masculino e feminino, e Elite feminino. Vale lembrar que as duas disputas contarão pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).
 
A programação do primeiro dia prevê, na manhã desta sexta, a prova de contrarrelógio individual, primeira etapa, com percurso de 6 km (uma volta) no Parque do Damha. O sorteio de largada foi feito no Congresso Técnico e a ordem de categorias é a seguinte: Infanto, Juvenil, Junior e Elite feminino. A segunda etapa será no mesmo, dia, a partir das 13h30, em um circuito de 6 km. Serão 18 km para o Infanto-Juvenil; 30 km para Juvenil masculino e feminino e Junior feminino; e 48 km para os atletas do Junior masculino e da Elite feminino.
 
No sábado, 19, esta programada a terceira etapa, com uma prova de estrada entre Água Vermelha/Santa Eudóxia/Água Vermelha (41,2 km), a partir das 8h, sendo que a Elite e a Junior Masculino cumprirão 82,4 km (duas voltas). No domingo, dia 20, uma nova prova de circuito fechará as duas competições. Será no Damha, em circuito, com percurso de 9 km. Estão previstas três voltas para o Infanto-Juvenil, quatro para Juvenil, e dez para Elite Feminino e Junior Masculino, esta totalizando 72 km.
 
A Volta do Futuro tem como meta revelar novos valores para o esporte e vem conseguindo sucesso nos últimos seis anos. Quanto às mulheres, a Volta Ciclística Feminina do Brasil busca valorizar o ciclismo feminino com uma competição própria e com infraestrutura das grandes eventos nacionais. A categoria largará junto com o grupo da Junior Masculino, reunindo as principais ciclistas do país. 
 
Capacitação - Os eventos ainda terão a presença de árbitros (comissários) que participaram do 1º Curso de Aperfeiçoamento e Capacitação para pista e estrada, uma parceria da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Paulista de Ciclismo, com supervisão da União Ciclística Internacional (UCI). O evento, encerrado na quarta-feira, terá como parte prática a atuação na 7ª Volta Ciclística do Futuro e a 2ª Volta Ciclística Feminina do Brasil. O curso foi ministrado pelo colombiano César Sanchez, que já esteve à frente do Tour do Brasil por várias vezes.