7ª Volta do Futuro e 2ª Volta Feminina: programação oficial começa nesta quinta

7ª Volta Ciclística do Futuro vai agitar o interior de São Paulo / Foto: Ivan Storti/FPCiclismo

São Paulo - Nesta sexta-feira, dia 18, tem início a 7ª Volta Ciclística do Futuro e a 2ª Volta Ciclística Feminina do Brasil, competições simultâneas e que movimentarão a cidade de São Carlos até o domingo, dia 20. Os principais nomes das categorias de base, masculino e feminino, e da Elite feminino participarão da competição, com sede no Parque Eco-Esportivo do Damha., o que é uma garantia de boas disputas e muita emoção. A programação oficial, porém, começa nesta quinta-feira (17), com a entrega de kits e Congresso Técnico, ambas as ações no hotel oficial dos eventos, o Hotel Péria. 
 
"A participação no Congresso Técnico é importante, pois serão explicados todos os detalhes das duas competições. Os participantes ainda poderão tirar todas as dúvidas antes do evento e, assim, poderem fazer uma boa participação", explica Gilson Alvaristo, diretor-técnico da Federação Paulista de Ciclismo.
 
As provas começam na sexta e primeira etapa, a partir das 8h, com Contrarrelogio Individual, de 6k, no Damha. De tarde será a vez da segunda etapa, a partir das 13h, em um circuito de 6 km. Serão três voltas para Infanto, cinco para Juvenil, masculino e feminino, e Junior feminino, e oito voltas para Junior masculino e Elite Feminino. 
 
No sábado, 19, esta programada a terceira etapa, com uma prova de estrada entre Água Vermelha/Santa Eudóxia/Água Vermelha (41,2 km), a partir das 8h, sendo que a Elite e a Junior Masculino cumprirão 82,4 km (duas voltas). No domingo, dia 20, uma nova prova de circuito fechará as duas competições. Será no Damha, em circuito, com percurso de 9 km. Estão previstas três voltas para o Infanto-Juvenil, quatro para Juvenil, e dez para Elite Feminino e Junior Masculino, esta totalizando 72 km.
 
A Volta do Futuro tem como meta revelar novos valores para o esporte e vem conseguindo sucesso nos últimos seis anos. Quanto às mulheres, a Volta Ciclística Feminina do Brasil busca valorizar o ciclismo feminino com uma competição própria e com infraestrutura das grandes eventos nacionais. A categoria largará junto com o grupo da Junior Masculino, reunindo as principais ciclistas do país. 
 
No ano passado, na estreia, a vitória ficou com Fernanda Souza, da Funvic, de Pindamonhangaba (SP), com o tempo de 5h42min05seg, seguida por Aline Paroliz, da GRCE Memorial, de Santos (SP), 5h49min30seg, e Luciene Ferreira, também da Funvic, 5h50min39seg.