Brasil tem bom resultado no Mundial de Mountain Bike

Henrique Avancini foi o melhor do país conquistando a 22ª colocação / Foto: Divulgação

São Paulo - Os atletas da seleção brasileira de Mountain Bike disputaram neste domingo, 9 de setembro, a prova de eliminação que encerrou as competições do Campeonato Mundial de Montain Bike, realizado em Saalfelden, na Áustria. O melhor brasileiro na prova foi Henrique Avancini, que conquistou a 22ª colocação geral.
 
A prova de XCE (Cross-Country Eliminator) compreende uma tomada de tempo, contrarrelógio individual, para determinar os 32 melhores atletas classificados para as fases eliminatórias da competição, começando pelas oitavas de final. Nesta fase acontecem largadas com grupos de quatro atletas, nas quais os dois melhores avançam para as fases seguintes, até chegar à grande final. No Mundial a prova é disputada em circuito urbano de 560m, e cada bateria realiza duas voltas na pista.
 
A seleção brasileira participou desfalcada de Rubens Donizete. Todos os demais atletas realizaram a tomada de tempo, com Henrique Avancini sendo o único a conseguir índice para a fase seguinte da competição.
 
Henrique marcou o 23° melhor tempo e conquistou sua vaga nas oitavas de final. Durante a largada da primeira bateria das oitavas, Henrique acabou na terceira colocação. Na segunda bateria, durante a descida de uma escada, sua corrente escapou e perdeu contato com os líderes, não conseguindo recuperar posições.
 
Na classificação geral, Henrique Avancini conquistou a 22ª colocação. A vitória da competição ficou com o atleta suíço Ralph Naef, seguido pelo esloveno Miha Halzer, segundo colocado, e do australiano Daniel Federspiel, terceiro.
 
"Fiquei muito contente com o meu desempenho. É muito gratificante ser o 22° do mundo, em uma prova aberta com 199 inscritos. Mesmo tendo terminado exausto a prova de XCO no sábado, mostrei que estou em boa forma e quero destacar o grande trabalho que vem sendo realizado pelo meu treinador Helio Souza. Agora é continuar treinando forte e lutar para permanecer defendendo a seleção brasileira nas próximas competições", declarou Avancini.