Chegou a hora das bicicletas invadirem o Centro do Rio

Neste final de semana, mais de quatrocentas bicicletas irão invadir o movimentado Centro do Rio / Foto: Marcio Rodrigues / FOTOCOM.NET Rio de Janeiro - Neste final de semana, mais de quatrocentas bicicletas irão invadir o movimentado Centro do Rio. Em plena Avenida Presidente Vargas, a Copa Light de Ciclismo irá selar mais uma vez a evolução da modalidade no Brasil.

Os melhores atletas do país irão disputar valiosos pontos para o ranking nacional e uma premiação de R$ 28 mil. Além das provas, a competição deste ano irá voltar um pouco ao passado e homenagear algumas das personalidades que fizeram parte da história da modalidade no Rio. Um dos homenageados será o paraciclista Alarico Moura, que ajudou a democratizar o esporte e hoje é diretor Paraolímpico da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj).

“O ciclismo me trouxe tantas realizações que não conseguiria descrever todas. Enfim, me aproximei de mim mesmo e hoje sou feliz”, declara Alarico. 

Um dos maiores incentivadores do ciclismo no Rio, Walter Tuche também receberá uma homenagem. Professor da modalidade, Walter promove encontros e forma grandes grupos de ciclistas pelo Rio de Janeiro, com pedaladas da Zona Sul à Zona Oeste e também por longos trajetos como Rio-Petrópolis ou Rio-Magé.

“Nas horas vagas, nossos alunos participam também de provas como Ironman, Tour de France e outras”, revela o professor.

Para fechar o time de grandes nomes do ciclismo nacional, a Copa Light irá premiar também Marco Barbosa, diretor técnico da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), e Cláudio Santos, presidente da Fecierj.

“Sou um apaixonado pelo ciclismo e luto para que ele ganhe espaço em nossa cidade. Ela e todos nós iríamos lucrar com isso”, afirma Cláudio.

Com supervisão técnica da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e da Fecierj, a competição pontua para o ranking nacional entre o 1º e 15º lugares de cada categoria. Atletas amadores, de elite e paraciclistas dividirão os 4km de percurso, com largada e chegada no monumento a Zumbi dos Palmares, na Avenida Presidente Vargas, e a expectativa é que cerca de 400 atletas estejam presentes nos dos dias de evento.

O campeonato acontecerá em duas provas: uma Contra-Relógio Individual (CRI) - em que cada competidor corre contra o tempo sozinho, tentando terminar o percurso o mais rápido possível - e uma Prova de Estrada/Circuito - na qual os ciclistas largam juntos e vence quem for mais rápido em sua categoria.

Nesta sexta-feira, dia 11, os atletas participarão do simpósio técnico no Hotel Mar Palace, em Copacabana, onde irão conhecer os detalhes do percurso e receber o kit da prova e o chip de cronometragem. No sábado, os atletas de contra-relógio duelam pelo melhor tempo a partir das 14h30, e no domingo as disputas começam pela manhã, com a primeira largada às 8h.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook