Ciclismo de Pista atrás de medalhas em Guadalajara

A equipe de ciclismo de pista do Brasil entra no Velódromo Pan-americano, a partir das 10h (13h de Brasília) desta segunda-feira, dia 17 de Outubro / Foto: Wagner Carmo / Inovafoto / COBGuadalajara - A equipe de ciclismo de pista do Brasil entra no Velódromo Pan-americano, a partir das 10h (13h de Brasília) desta segunda-feira, dia 17 de Outubro, disposta a provar que pode dividir o pódio dos Jogos Pan-americanos de Guadalajara com as principais forças do continente.

O otimismo brasileiro se deve à preparação realizada para Guadalajara. Na primeira etapa, no fim de junho, os ciclistas passaram por uma bateria de testes - com equipamentos de alta tecnologia - e exames no laboratório da Universidade Estadual de Londrina. Durante este trabalho, o grupo de atletas esteve sempre acompanhado de perto por profissionais qualificados, escolhidos especificamente para este objetivo.

Na segunda fase, no fim de agosto, a equipe de pista se reuniu em Maringá para sessões específicas de treinos. O objetivo foi desenvolver as melhores condições dos ciclistas e promover os ajustes necessários para os seus treinamentos. Houve também a oportunidade de simular competições.

O investimento não parou por aí. Cinco atletas da equipe de pistas ainda tiveram a oportunidade de um estágio no Centro de Treinamento de Paris, junto com a seleção francesa.

"Estamos realizando um projeto jamais visto no ciclismo brasileiro. Tivemos, pela primeira vez, a oportunidade de realizar um intercâmbio entre os principais velocistas do Brasil e isso nos deixa motivados e confiantes para conseguir bons resultados nos Jogos Pan-americanos", comentou Antonio Silvestre, técnico da seleção brasileira de pista. "Fizemos uma preparação jamais vista no Brasil. Escolhemos cinco atletas para realizar este intercâmbio na França e acreditamos muito que podemos conquistar resultados expressivos em Guadalajara", completou o auxiliar técnico Emerson Silva.

A chegada a Guadalajara também foi planejada. Os atletas tiveram mais de uma semana para se aclimatar à pista e as condições climáticas da cidade mexicana. Nos treinos de reconhecimento do Velódromo Pan-americano, a equipe brasileira constatou que a pista é muito rápida. "No Campeonato Pan-americano de Medellin, na Colômbia, conseguimos o tempo de 4m23s. Aqui em Guadalajara, acredito que possamos baixar para 4m10s", finalizou Silvestre.

As disputas do ciclismo de pista em Guadalajara vão desta segunda-feira, dia 17, até a próxima quinta-feira, dia 20.