Ciclistas querem mostrar evolução em Guadalajara

Dezenove brasileiros vão colocar toda a energia nas bicicletas, sendo quatro no barro, três nas trilhas e 12 no asfalto e no velódromo / Foto: Divulgação São Paulo - O ciclismo é um dos esportes mais tradicionais no cronograma de provas dos Jogos Pan-Americanos. Em Guadalajara, será disputado em quatro modalidades: bicicross, mountain bike, pista e estrada. Dezenove brasileiros vão colocar toda a energia nas bicicletas, sendo quatro no barro, três nas trilhas e 12 no asfalto e no velódromo.

Sete atletas convocados para representar o Brasil no México, em outubro, recebem o patrocínio financeiro do programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte. Para a maioria deles, estas serão as primeiras pedaladas em Jogos Pan-Americanos.

A bolsista Naiara de Almeida, atleta do bicicross, é um exemplo. Ela está ansiosa para competir no seu primeiro Pan. “Vou dar o melhor de mim. Sei que o nível do campeonato é altíssimo, mas a meta é ficar entre as oito melhores da prova. Desejo isso não só para mim, mas para toda a delegação brasileira.”

A equipe nacional de ciclismo conta com a junção entre experiência e renovação dos atletas. No ciclismo de pista, disputado em velódromo, o bolsista Armando Reis leva na bagagem a experiência obtida no Pan de Santo Domingo, disputado na República Dominicana, em 2003. Esse intercâmbio será aproveitado pelos novos atletas.

Diferencial - Reis revela que em 2011 a equipe de pista terá um diferencial: treinamentos específicos e intensos. “A minha geração nunca teve uma preparação tão focada como para estes Jogos Pan-Americanos. O sonho da conquistar a tão sonhada medalha está mais concreto”, diz. Atualmente, o programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte contempla 106 atletas do ciclismo, distribuídos nas quatro modalidades.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook