Com seis vagas abertas, UCI divulga as primeiras doze equipes que irão disputar a temporada 2012

Nesta semana, a União Ciclística Internacional, divulgou as doze esquadras que tem vaga assegurada para disputar o World Tour 2012 / Foto: ASO/B.BadeSuíça - Nesta semana, a União Ciclística Internacional divulgou as doze esquadras que tem vaga assegurada para disputar o World Tour 2012. Outras sete equipes ainda lutam pelas últimas seis licenças para disputar a primeira divisão do ciclismo mundial.

No final da temporada 2011, além das disputas por contratações e renovações de contratos, as esquadras iniciam a luta para conseguir uma licença para ter o direito de disputar o World Tour da próxima temporada.

A União Ciclística Internacional (UCI) divulgou as doze equipes que já possuem vaga assegurada para a próxima temporada: Astana Pro Team (Cazaquistão), BMC Racing Team e Garmin-Cervélo (EUA), Lampre-ISD e Liquigas-Cannondale (Itália), RaboBank e Vacansoleil (Holanda), Sky Procycling (Grã-Bretanha), Katusha (Rússia), Lotto e Omega Pharma (Bélgica) e Saxo (Bank Dinamarca).

A lista da UCI teve duas surpresas. A primeira foi o afastamento da francesa Europcar, que na temporada 2012 deverá disputar a categoria Continental. A segunda  foi a saída da Geox. A equipe espanhola não conseguiu patrocínio para próxima temporada e está fora da elite do ciclismo mundial. Neste ano, a Geox teve grandes resultados, como a vitória do espanhol, Juan José Cobo, na Volta da Espanha.

No próximo dia 5 de dezembro, a UCI deverá divulgar as outras equipes que receberão a licença para disputar a temporada 2012. A escolha das equipes será feito através da organização. Os diretores do órgão máximo do ciclismo irão avaliar os valores éticos, financeiros e administrativos de cada esquadra que deseja uma vaga na primeira divisão. GreenEdge, Sungard, RadioShack-Nissan, Euskaltel-Euskadi, AG2R-La Mondiale e FDJ, foram as escolhidas pelos diretores para serem avaliadas.