Feminino também promete grande disputa na X Copa da República

As principais ciclistas do país na atualidade disputam a prova no domingo / Foto: Ronaldo Milagres/MBragaBrasília - A X Copa da República, marcada para este domingo, dia 18 de dezembro, promete uma boa briga pela vitória na categoria feminino. O motivo é que estarão presentes algumas da melhores atletas da modalidade, com nada menos que cinco vencedoras da prova.

Mesmo sendo uma disputa individual, as principais equipes do país estão representadas, o que faz prever ainda mais emoção da décima edição da competição, que classificará para a Copa América, em janeiro.

A prova feminina abrirá a programação oficial, a partir das 7h50, com percurso entre 6 e 8 voltas; Logo depois, a partir das 9h30, começará o masculino, com percurso entre 12 a 16 voltas. A Rede Globo de Televisão mostrará a X Copa da República dentro do Esporte Espetacular. 

Uma das atrações é a equipe SJCampos/Cannondale, que reúne três campeãs, Clemilda Fernandes (2002/2003), Janildes Fernandes (2004/2008 e 2010), e Márcia Fernandes (2007), além de Sumaia Ribeiro. Outro grupo bastante forte é da Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba, encabeçado pela campeã de 2009, Luciene Ferreira da Silva, e que ainda tem Valquíria Pardial, Débora Gerhard. Outros nomes fortes são Sonia Regina Dorigo, da Velo/SEME Rio Claro, e Uênia Fernandes, campeã em 2005, que defenderá o Clube Fernandes, da Goiânia.

"Como se vê, trata-se de um dos grupos mais fortes de toda a história da Copa da República. Isto é muito positivo, pois incentiva outras atletas e garante uma disputa de elevado nível técnico também no feminino", explica Thadeus Kassabian, diretor de operações da Yescom, responsável pela realização do evento.

A programação oficial prevê a entrega do kit no dia 17, das 13h às 19h, em local a ser divulgado. No mesmo dia, a partir das 19h30, ocorrerá o Congresso Técnico com as equipes, no hotel oficial da competição. Os ciclistas poderão treinar no circuito oficial no dia 17, em dois períodos, das 9h às 12h e das 13h30 às 15h. 

A relação de campeões é a seguinte:


2002 - Rio de Janeiro - Rodrigo "Morcegão" de Brito e Clemilda Fernandes
2003 - Brasília (DF) - Rodrigo "Morcegão" de Brito e Clemilda Fernandes
2004 - Brasília (DF) - Renato Ruiz e Janildes Fernandes
2005 - Brasília (DF) - Rodrigo "Morcegão" de Brito e Uênia Fernandes
2007 - Brasília (DF) - Francisco Chamorro
2007 - Belo Horizonte (MG) - Nilceu Aparecido Santos e Márcia Fernandes (BH)
2008 - Rio de Janeiro - Roberto Pinho da Silva e Janildes Fernandes
2009 - Brasília (DF) - Nilceu Aparecido Santos e Luciene Ferreira
2010 - Brasília (DF) - Francisco Chamorro e Janildes Fernandes