Juan José Cobo aguenta pressão de Froome até a última etapa, e vence a Volta da Espanha 2011

Juan José Cobo foi o grande vencedor da Volta da Espanha 2011, disputada entre os dias 20 de Agosto e 11 Setembro / Foto: DivulgaçãoEspanha - Juan José Cobo foi o grande vencedor da Volta da Espanha 2011, disputada entre os dias 20 de Agosto e 11 Setembro. O espanhol assumiu a ponta na 17ª etapa e manteve a liderança da competição até o último domingo, quando foi disputada a 21ª e última prova da competição. O título, veio depois de muita luta contra o britânico Chris Froome, que ficou com o segundo lugar da edição desse ano, 13 segundos atrás do campeão.

A briga entre Cobo e Froome esquentou depois na décima sétima etapa, que ligou Faustino a Peña Cabarga. Com um final espetacular entre os líderes, Froome levou a melhor e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, com Cobo um milésimo atrás.

Uma etapa depois, os ciclistas percorreram 174 quilômetros, entre Solares e Noja. O italiano Francesco Gavazzi, da equipe Lempre-ISD, foi o vencedor. Entre os líderes, foi a vez de Juan José Cobo dar o troco. Ele terminou a etapa em 18º lugar, enquanto Froome ficou apenas com a 26ª posição.

A décima nona etapa, com 157 quilômetros, ligou Naja a Bilbao. O vencedor do dia foi outro espanhol, Igor Anton Hernandez, da equipe Euskaltel. Ele completou o percurso em 3 horas, 54 minutos e 34 milésimos. Cobo, que a essa altura tinha 13 segundos de vantagem para Froome, fez uma corrida de segurança e cruzou a linha de chegada ao lado do rival.

A penúltima etapa da Volta da Espanha 2011 foi uma reprise da etapa disputada um dia antes. Mais uma vez Cobo optou por fazer uma prova se segurança e ficou durante todo o tempo colado em seu grande adversário ao título. Os dois ciclistas percorreram juntos os 185 quilômetros entre Bilbao e Vitoria e deixaram a decisão do título em aberto. O grande vencedor da etapa foi o italiano Daniele Bennati, da equipe Leopard Trek.

Na última etapa, que ligou Circuito Del Jarama a Madrid, os ciclistas pedalaram por 95 quilômetros. Todos os olhos estavam voltados para os líderes. A exemplo do que já havia acontecido nas duas últimas etapas, Cobo e Froome mais uma vez pedalaram juntos. O espanhol, que estava com 13 segundos de vantagem, conseguiu segurar a pressão do britânico e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, se tornando o mais novo campeão da Volta da Espanha. Peter Sagan, da equipe Liquigas, foi o vencedor do dia, depois de um final emocionante com o italiano Daniele Bennati.

“Agora, já posso respirar com tranquilidade e sou o grande vencedor do La Vuelta. Até o último momento não podia comemorar a vitória. Houve muita tensão no final. Esta vitória é importante para pensar o meu futuro. Nunca tinha vivido nada parecido na minha vida” disse o espanhol da equipe GEOX em entrevista ao jornal português Record.

Juan José Cobo foi o campeão na classifiação geral, mas existiram outros prêmios: O grande vencedor das montanhas, foi o francês David Moucontie da equipe Cofidis, que é conhecido como “Rei das montanhas”. Ele conquista esse título desde 2008. O sprinter foi o holandês Bauke Mollema, da equipe Robobank. Já na classificação geral de equipes, a grande vencedora foi a GEOX. E o ciclista mais competitivo da Volta da Espanha 2011 foi Adrián Palomares, da equipe Andalucia.