Mark Cavendish é eleito o esportista britânico do ano de 2011

No ano de 2011, o ciclista que foi recentemente contratado pela esquadra Team Sky, conquistou o Campeonato Mundial de Estrada e a camisa verde no Tour de France / Foto: ASO/B.BadeLondres - O atual campeão mundial de contra-relógio, Mark Cavendish, foi eleito por mais de 800 jornalistas integrantes da Associação de Jornalistas do Esporte, como o melhor esportista britânico do ano. No ano de 2011, o ciclista que foi recentemente contratado pela equipe Team Sky, conquistou o Campeonato Mundial de Estrada e a camisa verde no Tour de France.

Aos 26 anos, Mark Cavendish foi eleito o esportista do ano, durante a 63º votação da Associação de Jornalistas do Esporte. O atual campeão mundial recebeu mais de 800 votos dos jornalistas integrantes.

No Campeonato Mundial de Ciclismo, realizado em Copenhague, capital da Dinamarca, o britânico conquistou o campeão mundial de estrada. Cavendish completou os 260 quilômetros do contra-relógio em 5 horas, 40 minutos e 27 segundos, batendo o australiano, Matt Goss, e o alemão, Andre Greipel nos últimos metros com um Sprint sensacional.

Mark Cavendish foi condecorado pela Rainha Elizabeth II com o título da Ordem do Império Britânico. O campeão mundial se juntou a um grupo seleto de ciclistas já condecorados pela rainha, como Victoria Pendelton, Bradley Wiggins, Geraint Thomas e Chris Hoy.

No prêmio atleta do ano masculino, Mark Cavendish foi o mais votado pelos jornalistas. Em segundo lugar ficou o campeão mundial dos 5 mil metros de atletismo, Mo Farah. A terceira posição ficou para o golfista Roty Mcllroy, campeão do Aberto dos EUA de Golfe.

Entre as mulheres, a vencedora foi Rebecca Adlington, campeã mundial de natação nos 800 metros livres, em Xangai. Em segundo lugar, ficou a triatleta Helen Jenkins, vencedora do Cicuito Mundial da União Internacional de Triathlon. Hayley Turner completou a lista.

Mark Cavendish, que no ano de 2011 disputou pela esquadra T-Mobile Team, assinou recentemente um contrato de dois anos com a equipe britânica Sky Team.