Rubinho lidera, mas é ultrapassado no fim e deixa escapar a medalha

O brasileiro Rubens Valeriano Donizete chegou próximo de conquistar a primeira medalha para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos. Na prova do Mountain Bike / Foto: DivulgaçãoGuadalajara - O brasileiro Rubens Valeriano Donizete chegou próximo de conquistar a primeira medalha para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos. Na prova do Mountain Bike, disputada na cidade de Tapalpa (133 quilômetros de Guadalajara), o ciclista completou a primeira das cinco voltas na liderança, mas acabou perdendo ritmo e terminoj em quinto lugar (1h36min39s).

Rubinho, como é conhecido, até foi aplaudido pelos torcedores mexicanos ao cruzar a linha de chegada empurrando a bike por causa de um pneu furado. O atleta mineiro não conseguiu repetir o resultado do Pan do Rio-2007, quando ganhou a prata.

"Em prova de alto nível técnico tudo pode acontecer e a participação brasileira foi boa. Os dois ciclistas se doaram ao máximo, principalmente o Rubinho. Competição é assim mesmo e pequenos detalhes, como um pneu furado e uma queda, podem fazer a diferença", revelou o treinador Antônio Carlos Silvestre, que também apontou o cansaço da altitude como fator crucial.

O ouro ficou com o colombiano Hector Paez com 1h31min12s. Max Plaxton do Canadá foi o segundo e o bronze ficou com o americano Tyrone Bishop. O outro representante do País no percurso, Edivando Cruz, fechou o MTB em sexto (1h36min50s).

No feminino, Erika Gramiscelli ficou na 12ª posição no chamado ciclismo de montanha. O ouro ficou para a americana Heather Irmiger (1h34min09s), a prata para a mexicana Laura Morfin e o bronze para a canadense Amanda Sin.

"O resultado no papel não foi bom, mas as condições, como a altitude, não favoreceram. Estava doente e, mesmo assim, competi até o fim", reforçou a mineira Erika Gramiscelli, que também teve problemas com as marchas da bicicleta e acabou se distanciando do pelotão da frente fechando com 1h50min43.

O Brasil ainda participará de três provas no ciclismo: Bicicross, Estrada e Pista. O calendário de competições será o seguinte: dia 16, Contra-Relógio; de 17 a 20, Pista; dia 21, BMX e, dia 22, Estrada.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook