X Copa da República é atração do final de semana em Brasília

 A competição, que completa uma década este ano, reúne os principais ciclistas do país, no masculino e feminino, em um formato mais curto e veloz que o normal, onde a melhor tática só é conhecida na hora / Foto: Ronaldo Milagres/MBragaBrasília - Uma das mais empolgantes disputas de ciclismo clássico do calendário nacional. Assim é a Copa da República, atração do domingo, dia 18 de Dezembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).

A competição, que completa uma década este ano, reúne os principais ciclistas do país, no masculino e feminino, em um formato mais curto e veloz que o normal, onde a melhor tática só é conhecida na hora. A programação começará às 8h15, com o feminino, com percurso entre 6 e 8 voltas, seguido pelo masculino, de 12 a 16 voltas, largando às 9h30.

Mais uma vez a disputa servirá como seletiva para a Copa América de Ciclismo, marcada para janeiro, no Rio de Janeiro, em um percurso montado no Aterro do Flamengo. A programação começará as 8h15, com o feminino, com percurso entre 6 e 8 voltas, seguido pelo masculino, de 12 a 16 voltas, largando às 9h30. A Rede Globo de Televisão mostrará a IX Copa da República ao vivo, dentro do Esporte Espetacular.

A programação oficial prevê a entrega do kit no dia 17, das 13h às 19h, em local a ser divulgado No mesmo dia, a partir das 19h30, ocorrerá o Congresso Técnico com as equipes, no hotel oficial da competição. Os ciclistas poderão treinar no circuito oficial no dia 17, em dois períodos, das 9h às 12h, e das 13h30 às 15h.

Com um sistema de disputa diferente, com poucas voltas em um circuito praticamente plano, a Copa da República acaba sendo uma incógnita. Nas edições anteriores, os vencedores saíram do trabalho de equipe, de escapas isoladas ou em grupo. Dessa forma, depende do dia e do comportamento do pelotão para que seja traçado o melhor plano para cruzar a linha de chegada em primeiro lugar, o que deixa a prova ainda mais interessante e faz o público presente ou em casa vibrar.

Apenas equipes convidadas participam da Copa da República. No masculino serão cerca de 20 participantes, com as melhores do ranking e convidadas da organização. Vale lembrar que cada equipe deverá ter no mínimo quatro e no máximo cinco atletas, sendo que o limite da prova é de 200 participantes. No feminino, a briga será individual, reunindo as melhores do ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

A relação de campeões é a seguinte:

2002 - Rio de Janeiro - Rodrigo "Morcegão" de Brito e Clemilda Fernandes
2003 - Brasília (DF) - Rodrigo "Morcegão" de Brito e Clemilda Fernandes
2004 - Brasília (DF) - Renato Ruiz e Janildes Fernandes
2005 - Brasília (DF) - Rodrigo "Morcegão" de Brito e Uênia Fernandes
2007 - Brasília (DF) - Francisco Chamorro
2007 - Belo Horizonte (MG) - Nilceu Aparecido Santos e Márcia Fernandes (BH)
2008 - Rio de Janeiro - Roberto Pinho da Silva e Janildes Fernandes
2009 - Brasília (DF) - Nilceu Aparecido Santos e Luciene Ferreira
2010 - Brasília (DF) - Francisco Chamorro e Janildes Fernandes