X Copa da República fecha o calendário de 2011

Disputa agitará Brasília /  Foto: Sérgio Shibuya/MBraga ComunicaçãoBrasília - Mais uma vez, o ano terminará com a disputa de um dos principais eventos do calendário, a X Copa da República de Ciclismo, marcada para o dia 18 de dezembro, em um circuito de 2,3 km montado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

As melhores equipes e ciclistas do pais, no masculino e feminino, disputarão a prova, que completa uma década e conta pontos para o ranking nacional. Como no ano passado, a prova servirá como seletiva para a Copa América 2012, programada para janeiro, na Cidade Maravilhosa.  

A programação começará as 8h15, com o feminino, com percurso entre 6 e 8 voltas, seguido pelo masculino, de 12 a 16 voltas, largando às 9h30. A Rede Globo de Televisão mostrará a IX Copa da República ao vivo, dentro do Esporte Espetacular.

A programação oficial prevê a entrega do kit no dia 17, das 13 às 19h, em local a ser divulgado No mesmo dia, a partir das 19h30, ocorrerá o Congresso Técnico com as equipes, no hotel oficial da competição. Os ciclistas poderão treinar no circuito oficial no dia 17, em dois períodos, das 9h às 12h, e das 13h30 às 15h.

Com um sistema de disputa diferente, com destaque para a velocidade e percurso curto, a Copa da República, que completará uma década, será a primeira atração da programação de ciclismo deste final de ano e começo de 2011. Trata-se de um evento imprevisível no que diz respeito ao seu vencedor, como já ficou comprovado nas nove edições realizadas, o que o torno ainda mais atrativo para os ciclistas e público.

Apenas equipes convidadas participam da Copa da República. No masculino serão convidadas 25 equipes, sendo as cinco primeiras do ranking da CBC até dia 15 de novembro, e as demais a critério da organização. Cada equipe deverá ter no mínimo quatro e no máximo cinco atletas, sendo que o limite da prova é de 150 participantes. No feminino, por sua vez, a disputa é individual e aberta, e foram convidadas as 15 ciclistas mais bem colocadas no ranking até dia 15/11.

A relação de campeões é a seguinte:

2002 - Rio de Janeiro - Rodrigo "Morcegão" de Brito e Clemilda Fernandes
2003 - Brasília (DF) - Rodrigo "Morcegão" de Brito e Clemilda Fernandes
2004 - Brasília (DF) - Renato Ruiz e Janildes Fernandes
2005 - Brasília (DF) - Rodrigo "Morcegão" de Brito e Uênia Fernandes
2007 - Brasília (DF) - Francisco Chamorro
2007 - Belo Horizonte (MG) - Nilceu Aparecido Santos e Márcia Fernandes (BH)
2008 - Rio de Janeiro - Roberto Pinho da Silva e Janildes Fernandes
2009 Brasília (DF) - Nilceu Aparecido Santos e Luciene Ferreira
2010 - Brasília (DF) - Francisco Chamorro e Janildes Fernandes

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook