XII Copa América abre a temporada contando pontos para a UCI

O ciclismo brasileiro terá sua primeira grande disputa da temporada no próximo domingo, dia 8 de janeiro, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro / Foto: Sérgio Shibuya/MBraga ComunicaçãoRio de Janeiro - O ciclismo brasileiro terá sua primeira grande disputa da temporada no próximo domingo, dia 8 de janeiro, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro.

Será a XII Copa América de Ciclismo, competição internacional que reunirá as feras do país, no masculino e feminino, além de convidados do exterior.

A disputa, uma das mais tradicionais do calendário nacional, tem como grande atração neste ano a volta ao ranking da União Ciclística Internacional (UCI), na Elite masculino, o que torna ainda mais atrativa, especialmente em um ano de Jogos Olímpicos.

A programação começará às 7h45, com a prova feminina, vindo depois a masculina, com transmissão ao vivo para todo o Brasil pela Rede Globo de Televisão, dentro do Esporte Espetacular. Serão quatro voltas para as mulheres no circuito de 10 km, enquanto os homens cumprirão 11 voltas, num trecho praticamente plano e muito veloz e emocionante.

O retorno ao calendário de competições oficiais da UCI aconteceu com a adaptação às novas regras da entidade. Agora, as provas terão de ser feitas em um circuito de no mínimo 10 km - Interlagos, onde aconteceram as últimas edições tem 4,3 km - e funcionarão como se fosse uma das etapas da Volta do Estado de Ciclismo. Isso quer dizer, com caravana dos carros das equipes, carros da organização, batedores etc. Por isso, a necessidade de um circuito maior.

As principais equipes no masculino estão confirmadas. Os 13 times, com no mínimo 5 e no máximo 8 atleta, mais bem colocados na X Copa da República de Ciclismo, em dezembro, na Capital Federal, já garantiram presença, ao lados dos convidados da organização, nacionais ou internacionais. Isso garantirá um elevado nível técnico para a disputa. No feminino, com briga individual, não será diferente, pois a prova em Brasília selecionou as 15 primeiras, que se juntarão às demais participantes.

Ao longo de seus 11 anos de história, a Copa América tem colaborado com o desenvolvimento do ciclismo brasileiro. Referência no ciclismo das Américas. A prova, criada pela Yescom em 2001, com o apoio da Rede Globo, teve e tem papel importante no desenvolvimento do ciclismo nacional nos últimos anos. Afinal, o evento revolucionou a modalidade, obtendo maior visibilidade para o esporte em televisão aberta e abrindo caminho para as demais competições.

Programação - A programação oficial da XII Copa América de Ciclismo começa no dia 7 de janeiro, com a abertura da secretaria de prova, das 15h às 17h, no hotel oficial do evento, o Scorial Hotel, Rua Bento Lisboa, 155 - Catete - Rio de Janeiro, no qual se realizará a concentração pré-evento. Neste período também serão feitas, pelos representantes das equipes, a confirmação dos participantes, a retirada dos dorsais e a apresentação das licenças.

A reunião dos Diretores Esportivos (Congresso Técnico) será realizada de acordo com o artigo 1.2.087 do Regulamento UCI e contará com a presença dos membros do Colégio de Comissários. A reunião ocorrerá na sala de convenções do hotel oficial do evento às 19h, também no sábado, dia 07 de janeiro.

Campeões

2011 - Breno Sidoti (BRA) / Janildes Fernandes (BRA)
2010 - Geraldo Souza (BRA) / Luciene Ferreira (BRA)
2009 - Francisco Chamorro (ARG) / Janildes Fernandes (BRA)
2008 - Nilceu Santos (BRA) /Uênia Fernandes (BRA)
2007 - Nilceu Santos (BRA) / Clemilda Fernandes (BRA)
2006 - Nilceu Santos (BRA) /Clemilda Fernandes (BRA)
2005 - Nilceu Santos (BRA) / Clemilda Fernandes (BRA)
2004 - Alem Rayes (URU) / Uênia Fernandes (BRA)
2003 - Renato Rohsler (BRA) / Janildes Fernandes (BRA)
2002 - John Lieswyn (EUA)
2001 - André Grizante (BRA)

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook