Regata com pilotos da Stock Car é aperitivo para etapa decisiva

SER Glass Eternity / Foto: Aline Bassi / Balaio SER Glass Eternity / Foto: Aline Bassi / Balaio

Ilhabela - Mais uma vez, o Yacht Club de Ilhabela (YCI) mistura ícones do automobilismo com velejadores de ponta para um desafio especial. Na véspera da abertura da etapa decisiva da Copa Suzuki Jimny, pilotos da Stock Car disputam uma regata com barcos da classe HPE, uma das mais fortes do País. Os escolhidos para a prova desta sexta-feira (23) foram Allam Khodair, Patrick Gonçalves, Eduardo Leite e Vitor Genz. 

Acostumados com a velocidade dos carros, os profissionais das pistas serão ajudados por quem sabe usar a força dos ventos para ultrapassar os adversários. Cada um deles fará parte da tripulação das equipes SX4 Bond Girl, Jimny Take Ashauer, SER Glass Eternity e SER Glass 10 Anos.

A ação que antecede as regatas finais da circuito de vela oceânica será organizada pela Suzuki, patrocinadora máster da Copa Suzuki Jimny de Vela, e pela co-patrocinadora Ser Glass. "Assim como a Stock Car é a categoria mais competitiva no automobilismo, a classe HPE é categoria mais competitiva na vela. Será uma experiência única assistir a disputa entre os pilotos da Stock na vela", diz o presidente da Suzuki Veículos do Brasil, Luiz Rosenfeld.

O presidente da SER Glass, Fábio Santos, reforça a importância de unir as duas modalidades. "O evento reunirá duas categorias esportivas distintas, mas que despertam paixão para quem pratica em uma oportunidade única de confraternização e celebração ao esporte. Os pilotos terão a oportunidade de trocar de lugar pelo menos por um dia e sentir as sensações de velejar em Ilhabela com os mais experientes atletas do País".

No dia seguinte, no sábado (24), será a vez da disputa valendo pontos para a etapa decisiva da competição. Cerca de 50 barcos são esperados no Yacht Club de Ilhabela para as provas. E, para abrir em grande estilo o campeonato, os veleiros partem para um desafio de aproximadamente 35 milhas náuticas (65 quilômetros): a Volta a Ilhabela - Sir Peter Blake. A regata tem duração aproximada de sete horas e é apontada por velejadores como imperdível, misturando estratégia, tática, desempenho e belas paisagens.

A largada será neste sábado (24), a partir das 12h30, para os barcos das classes ORC, C30, RGS (A e B e RGS Cruiser maior que 30 pés). Já as embarcações menores, que medem nas categorias ORC Club 700, RGS C e RGS Cruiser menor do que 30 pés, terão uma regata de percurso médio ou barla-sota. Os veleiros da classe HPE participam de uma regata em outra raia, porque os modelos não têm características para velejar em mar aberto.

A prova homenageia Sir Peter Blake, lendário navegador da Nova Zelândia falecido em 2001 e que esteve presente na primeira edição da prova, em 2000, com seu veleiro Polar Seamaster no YCI. A Volta a Ilhabela passa pelos quatro faróis da Ilha: Ponta do Boi, Ponta Grossa, Ponta da Sela e Ponta das Canas. Em 2012, a premiação ao vencedor da regata será a maquete do farol da Ponta da Canas.

Para a quarta etapa estão convidados os barcos das classes ORC, RGS (A,B,C e Cruiser), HPE e C30. As inscrições serão feitas na secretaria do evento, com valor de R$ 80,00 por tripulante (exceto mirim, que é isento da taxa).

O desafio - Allam Khodair, Patrick Gonçalves, Eduardo Leite e Vitor Genz estarão nos quatro barcos definidos pela organização e terão apoio dos velejadores que comandam as embarcações. Um dos destaques da temporada 2012 da Stock Car, Allam Khodair volta a sentir a emoção de correr de HPE. "No começo do ano, ali mesmo pelo canal de Ilhabela, tive a experiência de andar de barco à vela. Gostei bastante e agora estou muito feliz em poder repetir isso, mas agora em uma regata".

Eduardo Leite fará parte da tripulação de um veleiro pela primeira vez e está feliz pela oportunidade. "Será divertido passar o final de semana diferente com os amigos. Sei que eles têm um pouco mais de experiência, mas apesar de nunca ter participado, espero ganhar".

No desafio anterior, realizado em setembro, Vitor Genz e Patrick Gonçalves conquistaram o primeiro e segundo lugares, respectivamente, com o SX4 Bond Girl e Jimny Take Ashauer. "Foi muito bom ter participado da regata. É um esporte bem diferente, envolve preparação dos equipamentos do barco e experiência de quem está velejando. Quando estava na água, o pessoal passou algumas dicas e agora irei para o próximo desafio com um pouco mais de conhecimento", comenta Genz.

Antes do desafio nas águas de Ilhabela, na manhã desta sexta-feira (23), Vitor, Patrick, Khodair e Eduardo Leite descerão a serra com os novos SX4 e Grand Vitara 2013 e poderão conferir de perto as novidades apresentadas pela Suzuki no Salão do Automóvel de São Paulo.

A programação continua no dia seguinte, 24, em Castelhanos. Os pilotos serão os primeiros a testar o Suzuki Jimny 2013, agora com produção local, e poderão utilizar a tração 4x4 e 4x4 com reduzida para enfrentar obstáculos em uma trilha off-road. Após a aventura, participarão de uma disputa de stand up paddle.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook