Regatas rápidas abrem finais da Copa Suzuki Jimny 2012

TNT Loyal (C30) / Foto: Aline Bassi / BalaioTNT Loyal (C30) / Foto: Aline Bassi / Balaio

Ilhabela - Os campeões da Copa Suzuki Jimny 2012 serão conhecidos neste fim de semana (1 e 2 de dezembro) e as condições para as primeiras regatas deste sábado são ideais para a maioria dos velejadores de oceano: ventos com velocidade superior a 14 nós, na direção leste, e 25 graus de temperatura em Ilhabela.
 
O campeonato, apontado como um dos mais fortes da América Latina, terá regatas rápidas no primeiro dia a partir das 12h30, provavelmente na Ponta das Canas, no Norte de Ilhabela. Estão previstas duas provas no formato barla-sota (entre boias) para as classes C30, ORC e RGS (A,B,C e Cruiser). A HPE poderá fazer três regatas. Para domingo, a meteorologia prevê ventos mais fracos, na direção Norte.
 
Após três etapas durante o ano e metade da fase decisiva, disputada no final de semana passado, a tendência é que a competição no litoral norte paulista seja mais uma vez equilibrada. Os números indicam que a C30 tem a situação mais imprevisível. O TNT Loyal (Marcelo Massa) tem apenas dois pontos de diferença para o Barracuda (Humberto Diniz) e, mesmo como favoritismo, os líderes da temporada na categoria prometem usar a experiência da tripulação para levantar a taça. Nomes como André ´Bochecha´Fonseca e Gustavo Thiesen fazem parte da equipe.
 
"Vamos velejar com tranquilidade e buscando sempre ganhar as regatas e não nos preocuparemos em marcar o adversário. Vamos continuar velejando do mesmo jeito, sem inventar", lembra o comandante Marcelo Massa, um dos maiores defensores da C30 no Brasil. A classe one-design cresceu em 2012 e tendência é aumentar a flotilha no próximo ano. "Acho que 2013 vai ser o ano de afirmação da classe, já temos oito barcos nas águas e acredito que outros se juntarão a nós em breve. Continuo achando que a classe é um sucesso e farei todo o possível para trazer novos velejadores".
 
Em 2013, além da Copa Suzuki Jimny,o TNT Loyal deverá correr outros eventos como o Circuito Florianópolis, Rolex Ilhabela Sailing Week e Circuito Rio. "Tentaremos manter o mesmo ritmo deste ano e brigaremos para obter os melhores resultados possíveis", finaliza Marcelo Massa.
 
Outras classes mantém o equilíbrio - A Copa Suzuki tem outras classes equilibradas. Na HPE, o Ginga (Breno Chvaicer) é o favorito para o tri da Copa Suzuki Jimny, mas o SER Glass Eternity (Marcelo Bellotti) tentará retomar a ponta nas regatas. Doze pontos separam as duas equipes após 25 provas disputadas ao longo do ano.
 
Na ORC, o Touché (Ernesto Bredo)se despedirá oficialmente das regatas no Brasil. A sua última apresentação nacional antes do Mundial da categoria será apenas para confirmar o título da Copa Suzuki Jimny, já que o time não pode mais ser alcançado pelo Orson/Mapfre (Carlos Eduardo Souza e Silva).
 
Entre os RGS, os campeões serão conhecidos em Ilhabela também neste fim de semana. Na A, o Fram (Felipe Aidar) está praticamente com a mão na taça, mas os adversários como Jazz (Valéria Ravanni) estarão na raia para adiar a conquista. Na B, o Nomad (Mauro Dottori) está confortável na liderança.
 
Na C, Ariel (Luis Pimenta) e Rainha Mix Saúde (Leonardo Pacheco) fazem um tira-teima nas águas de Ilhabela para definir o campeão. Um ponto separa as equipes. Na Cruiser, Hélio II - Hospital Sírio Libanês já é o virtual vencedor da temporada 2012 com desempenho quase perfeito: venceu 14 das 17 regatas do calendário.
 
Confraternização com banda no sábado e premiação no domingo - Como de costume, a última etapa da Copa Suzuki Jimny encerra em grande estilo o calendário de eventos top da vela oceânica da América Latina. Todos que correram durante o ano estão convidados para a confraternização no Yacht Club de Ilhabela.
 
O final da tarde do sábado tem uma programação cheia : além da tradicional canoa de cerveja, haverá a premiação do fita azul e dos vencedores de cada classe da Regata Volta a Ilhabela e uma banda para garantir a animação da galera. No domingo, está prevista a premiação da quarta etapa e dos campeões gerais da Copa Suzuki Jimny 2012.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook