2ª Corrida e Caminhada Autismo & Realidade colore a Ponte Estaiada

Largada / Foto: Ronaldo Milagres/MBragaSão Paulo - A Ponte Estaiada, um dos pontos turísticos da cidade de São Paulo, ficou azul na manhã deste domingo em prol do maior conhecimento sobre o autismo.

O motivo foi a 2ª Corrida e Caminha Autismo & Realidade pela Conscientização, uma realização da ONG Autismo & Realidade e da Origem, que reuniu cerca de três mil pessoas na Avenida Jornalista Roberto Marinho, para um percurso de 8 km de corrida e uma caminhada de 3 km. Mais uma vez esporte e causa social estiveram juntos para mostrar um distúrbio de desenvolvimento que atinge milhões em todo mundo.

Num evento onde todos são campeões por participar e apoiar, os atletas Marcos Francisco da Silva e Rosangela Figueiredo da Silva foram os primeiros colocados na prova de oito quilômetros. Marcos completou a prova com o tempo de 26min51seg, seguido por Antonio Soares Filho, 26min54seg, e Edmilson Horácio, 27min19seg. Já Rosangela fez o tempo de 33min08seg, ficando em segundo lugar Andrea Keila Lemes, 33min22seg, e Andréia de Faria, 33min31seg.

"Foi importante ter participado desta prova, que tem um motivo especial. Foi bastante complicado vencer, pois os adversários eram fortes, o que torna ainda mais importante o primeiro lugar", destacou Francisco, paulista de 32 anos, e ex-gari. "Agora estou com outro emprego e devo conseguir fazer um melhor planejamento para este ano", completou.

Rosangela também destacou a razão social da prova. "É muito bonito isso. Vi famílias inteiras participando da caminhada e isso me deixou feliz já que ajuda acabar com discriminação. Quanto à prova, gostei do meu ritmo e espero continuar assim no resto da temporada", afirmou a vencedora, natural de Salvador (BA) e de 30 anos.

O evento marcou as comemorações do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, no dia 2 de abril, data proclamada pela ONU em 2008. A meta foi alertar a população sobre a complexidade do assunto, a necessidade de mais pesquisas e a importância da inclusão social. O autismo, distúrbio de desenvolvimento que afeta milhares de crianças no mundo, foi descrito pela primeira vez, em 1940, pelo psiquiatra americano Leo Kanner (1894-1891) e pelo pediatra austríaco Hans Asperger (1906-1980).

Resultados corrida de 8 km:
 

Masculino -

1º) Marcos Francisco da Silva, 26min51seg;
2º) Antonio Soares Filho, 26min54seg;
3º) Edmilson Horácio, 27min19seg;
4º) Marcio Almeida Silva, 28min30seg;
5º) Gersildo Ribeiro, 28min58seg;

Feminino -

1ª) Rosangela Figueiredo da Silva, 33min08seg;
2ª) Andrea Keila Lemes, 33min22seg;
3ª) Andréia de Faria, 33min31seg;
4ª) Nilzete Martins, 33min45seg;
5ª) Edeni da Silva, 35min49seg.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook