Corrida de São Sebastião encerra inscrições e terá 5 mil participantes

Atletas profissionais e amadores abrem o calendário de corridas no Rio de Janeiro / Foto: Claudio TorosAtletas profissionais e amadores abrem o calendário de corridas no Rio de Janeiro / Foto: Claudio Toros

Rio de Janeiro - A Corrida de São Sebastião abre o calendário oficial de eventos esportivos da cidade do Rio de Janeiro. Pensada para homenagear o santo padroeiro do município, a prova reunirá cinco mil corredores no Aterro do Flamengo no próximo dia 20 de janeiro, divididos em duas distâncias, 5km ou 10km, entre as ruas Cruz Lima e Tucumã. Com as inscrições já estão esgotadas, a lista de inscritos mostra, como já é tradição, uma grande mistura entre amadores, corredores profissionais e atletas de outras modalidades que darão início ao calendário de competições.
 
"É com muita honra que eu e alguns alunos iremos participar da prova. Trabalhamos na Usina Nuclear, em Angra dos Reis, e, para nós, o feriado no Rio de Janeiro é dia normal de trabalho aqui. Desta vez cairá no sábado e poderemos realizar esse desejo de participar de uma prova tão tradicional", disse o professor de educação física Luiz Eduardo Araújo, responsável por um grupo de corredores na cidade do litoral sul fluminense.
 
Mas há também quem queira usar a prova como preparação para voos maiores. Danilo Fagundes, prata no Sul-Americano de pentatlo moderno e eleito o melhor atleta da modalidade em 2017, é um dos inscritos da São Sebastião para a prova de 5km. O objetivo é testar o nível para a primeira competição oficial de Pentatlo dele em 2018.
 
"No dia 25 de fevereiro, eu embarco para a primeira etapa da Copa do Mundo de Pentatlo que será realizada no Egito. Quero usar a Corrida de São Sebastião para pegar ritmo e chegar bem preparado em Cairo. Correr bem pode fazer a diferença", explica Danilo, que nas competições de Pentatlo precisa correr 3.2km.
 
Além de Danilo, outros 60 atletas de alto rendimento já estão confirmados. A prova de 10km conta com 40 homens e 20 mulheres no pelotão de elite até o momento. Os três brasileiros mais bem colocados no ano passado irão brigar pelo pódio mais uma vez: Giovani dos Santos, atual campeão; Gilmar Silvestre Lopes e Damião Ancelmo de Souza. Entre os estrangeiros, destaque para Edwin Kipsang Rotich (Quênia), vencedor das edições de 2012 e de 2013.
 
No feminino, estão Esther Chesang Kakuri (Quênia), segundo lugar no ano passado por apenas seis segundos de diferença da primeira colocada (Failuna Abdi Matanga - Tanzânia), e as brasileiras Joziane da Silva Cardoso, campeã da Meia Maratona do Rio de Janeiro em 2017 e Mirela Saturnino de Andrade, vice-campeã da Maratona do Rio, também em 2017.
 
As áreas do evento serão abertas às 6h30 e a largada acontece às 7h30, próxima a Praça Cuauhtemoque. No percurso mais longo, os cinco primeiros colocados das categorias masculina e feminina receberão prêmios em dinheiro e troféus. No mais curto, os cinco melhores classificados também receberão troféus.
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook