Damião de Souza e Giovani dos Santos querem primeiro pódio

Giomar, líder do ranking, também estará na disputa / Foto: Luiz Doro / adorofoto Belo Horizonte - Damião Ancelmo de Souza, melhor brasileiro na última Corrida de São Silvestre, e Giovani dos Santos, medalha de bronze nos 10.000 m do Pan-Americano de Guadalajara/2011, estão na disputa da etapa de Belo Horizonte do Circuito de Corridas CAIXA. Os dois vão enfrentar os primeiros colocados do ranking brasileiro, favoritos ao título e integrantes do Cruzeiro, equipe mineira, em busca de um pódio inédito na competição em 2012. A disputa terá largada às 8 horas deste domingo (27/5), no Marco Zero, na Pampulha, e percursos de 5 km e 10 km.

Os fundistas da equipe Pé de Vento fizeram uma dobradinha nos 21 km da Corrida da Ponte, no último domingo. Damião, ag- ra o sétimo colocado do ranking brasileiro (52 pontos), foi o campeão, seguido por Giovani, atualmente o quarto na classificação geral (70 pontos). "O Damião foi o melhor brasileiro na São Silvestre, à frente do Marílson Gomes dos Santos. Isso só mostra o quanto ele está bem, porque fazia muitos anos que o Marílson não perdia para um brasileiro, nessa prova", destaca o técnico Henrique Viana.

Em abril, Damião disputou a Maratona de Milão e foi o quarto fundista do País a conquistar o índice A da IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo) para a maratona dos Jogos de Londres/2012. Mas só vai à Olimpíada em caso de desistência de um dos três primeiros convocados, Marílson Gomes, Paulo Roberto de Almeida Paula e Franck Caldeira.

Além de Damião e Giovani, a Pé de Vento contará com Flávio Oliveira e Gilmar Silvestre Lopes na disputa. Gilmar, vice-campeão do ranking brasileiro em 2011, marcou a abertura do Circuito CAIXA, em Goiânia, com uma vitória emocionante ao lado do irmão, Gilberto Lopes, ambos com a mesma marca. "O Gilmar é jovem, tem só 22 anos, e está se preparando para os Jogos Olímpicos de 2016", conta Henrique Viana a respeito do atleta, hoje o décimo colocado na classificação geral, com 47 pontos.


Disputa acirrada - Os atletas da Pé de Vento enfrentarão em Belo Horizonte outros quatro fundistas entre os dez melhores do País, todos integrantes do Cruzeiro. O líder Giomar Pereira (112 pontos), o vice-líder José Márcio Leão (103 pontos), Valdir Oliveira, quinto colocado (59 pontos) e João Ferreira de Lima, o João da Bota, em sexto lugar (58 pontos) vão defender a hegemonia da equipe mineira, que venceu as últimas três edições do Circuito CAIXA em Belo Horizonte.

No total, o pelotão de elite masculino terá 25 fundistas. Dois deles, os quenianos Joseph Kachapin Aperumoi e Kiprop Mutai, prometem dar trabalho aos brasileiros, que buscam quebrar o recorde da prova, de 29min05, estabelecido pelo também africano Joseph Kibiwott Nigetich em 2008. A façanha vale um prêmio extra de R$1.500,00.


Heróis em BH - Medalhista de prata no revezamento 4x100m dos Jogos Olímpicos de Sydney/2000, o velocista Claudinei Quirino é o padrinho da etapa de Belo Horizonte do Circuito CAIXA. O ex-velocista conversará com uma turma de 150 crianças da Escola Municipal Sócrates Mariani Bittencourt (Pça Nossa Senhora da Conceição, 333 - Novo Eldorado, Contagem), nesta sexta-feira (25/5), às 13h30. Já no domingo, dará a largada da prova na capital mineira e participará da premiação aos vencedores.

Vice-campeão e recordista sul-americano no 4x100 m na Austrália, em 2000, Claudinei também foi vice-campeão mundial dos 200 m, em Sevilha/1999 (ESP) e campeão do Grand Prix da IAAF, em Munique (ALE), no mesmo ano, com recorde sul-americano na prova. A marca (19s89) permanece a melhor do continente na distância até hoje. Hoje, o ex-atleta integra o programa Heróis do Atletismo Brasileiro, iniciativa da CAIXA e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que pretende difundir a prática do esporte entre crianças e jovens.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook