Marilson busca 8º ouro nos 10.000 m logo na abertura do Troféu Brasil Caixa na 4ª feira

O brasiliense Marilson Gomes dos Santos está pronto para disputar os 10.000 m no Troféu Brasil Caixa de Atletismo 2011 / Foto: Fernanda Paradizo / ZDL São Paulo - O brasiliense Marilson Gomes dos Santos está pronto para disputar os 10.000 m no Troféu Brasil Caixa de Atletismo 2011, principal evento do calendário nacional. A prova está marcada para a abertura do torneio, no próximo dia 3 de Agosto. A competição será disputada até o dia 7, no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera, na capital paulista.

Melhor fundista latino-americano da atualidade, Marilson tentará a conquista da 8ª medalha de ouro na prova - a sexta consecutiva. De acordo com o técnico Adauto Domingues, que também foi um dos grandes vencedores do Troféu Brasil - nas provas de 1.500, 5.000 e 3.000 m com obstáculos -, Marilson está em boa forma.

"Ele tem treinado bem e acho que deve lutar por mais uma medalha de ouro", comentou o técnico, dizendo que o atleta disputará a mesma prova no Mundial de Daegu, em agosto, na Coreia do Sul, e no PAN de Guadalajara, em outubro, no México.

Quanto a participação de Marilson nos 5.000 m, o treinador afirma que, "se o clube precisar de mais pontos para a conquista do título, ele estará à disposição para correr", disse o treinador, que prepara o atleta para a Maratona de Chicago, nos Estados Unidos, no início de outubro. "Se tudo der certo, ele deve assegurar o índice para a Olimpíada (Londres 2012) e ter tranquilidade depois para treinar."

Marílson tem 20 medalhas em 11 edições do Troféu Brasil Caixa, sendo dez nos 5.000 m e dez nos 10.000 m. São 11 de ouro, seis de prata e três de bronze. Além disso é tricampeão da São Silvestre e bicampeão da Maratona de Nova York, uma das mais importantes do mundo.

Outra atleta orientada por Adauto que fará a final dos 10.000 m feminino, também no dia 3, é a baiana Simone Alves da Silva. "A Simone como não treina para maratona está até melhor do que o Marilson. Ela está tendo uma temporada espetacular e tem tudo para ir muito bem no Troféu Brasil. Mas ela tem adversárias fortes."

Simone quebrou este ano o recorde sul-americanos dos 5.000 m, que pertencia a Carmem de Oliveira havia 18 anos, com a marca de 15:18.85, em São Paulo. É ainda a primeira colocada no Ranking Brasileiro de 2011 dos 10.000 m, com 31:59.11, tempo obtido com a medalha de ouro no Sul-Americano de Buenos Aires, em junho.

Além de ser a grande festa do Atletismo nacional, o Troféu Brasil será a última oportunidade para os atletas conseguirem os índices para o Campeonato Mundial de Daegu. Tradicionalmente, o Troféu Brasil Caixa tem a presença de pelo menos 800 atletas, que defendem cerca de uma centena de clubes, de todas as regiões do País. Serão ao todo 44 provas das 47 que compõem o programa olímpico.

A BM&FBovespa, que busca o 10º título consecutivo da competição, tem o maior número de atletas inscritos: 88. A Orcampi/Unimed será representada por 66 atletas, seguida do Pinheiros, com 51, e da ASA São Bernardo, com 35.

A ENTRADA É LIVRE PARA O PÚBLICO.