Médico alerta sobre riscos e cuidados em relação aos "atletas do verão"

preparador físico e coach Vinícius Possebon lançou oficialmente a obra na primeira quinzena de dezembro / Foto: Divulgaçãopreparador físico e coach Vinícius Possebon lançou oficialmente a obra na primeira quinzena de dezembro / Foto: Divulgação

São Paulo - Entra ano e sai ano e não tem jeito, basta se aproximar o verão para as academias ficarem lotadas, aumentar o número de corredores na praia e de pessoas praticando exercícios em áreas públicas tentando correr atrás do prejuízo causado pelo inverno e pela comilança das festas de final de ano. 
 
No entanto, os chamados atletas de verão devem tomar alguns cuidados já que a falta de preparo e condicionamento podem causar contusões, é o que explica o médico do esporte Rodrigo Freitas (RJ): É necessário que haja uma avaliação médica especializada e acompanhamento profissional para que o atleta saiba quais os melhores atividades a serem praticadas. Além disso, deve-se usar roupas adequadas para cada tipo de esporte e se hidratar antes, durante e após os exercícios.
 
De acordo com o médico, é necessário que haja acompanhamento profissional tanto na parte física quanto na alimentação, já que uma dieta balanceada e adequada é de extrema importância para que o atleta não corra o risco de lesão.
 
A nutricionista Renata Miranda, da Clinica Benesse (RJ), dá dicas de alimentos que devem ser incluídos na dieta dos praticantes de atividades físicas: “Deve-se priorizar o consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico, como a batata doce, arroz e pães integrais, por exemplo, frutas, legumes e verduras, além de proteínas magras como peixe, frango e carne magra”.
 
Para não correr esse risco, o ideal é que a prática de exercícios físicos seja constante e não apenas esporádica. A Life Coach de emagrecimento Thais Prado (RJ) explica que: “para se alcançar o corpo ideal, é necessário estipular metas e planejar não só a rotina de exercícios, mas também a dieta, já que não existe milagre e os resultados são alcançados em longo prazo”.
 
“Não existe uma fórmula mágica, a busca pela boa forma é alcançada através de um conjunto de hábitos saudáveis, que incluem exercícios físicos e dieta, sem esquecer também dos tratamentos estéticos que são grandes aliados não só esteticamente, mas também para a saúde e o bem estar”, orienta a terapeuta facial e corporal Rosane de Franco, da De Franco Centro de Estética.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook