Atrasos na Copa e Olimpíadas ainda não comprometem investimentos

Os Jogos do Rio continuam atraindo bons investimentos, mesmo com certo atraso nas obras / Foto: Sergio Huoliver / Rio 2016São Paulo - A realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos no Brasil está estimulando boa parte das empresas no País a ampliar seus investimentos em marketing esportivo. Mesmo os atrasos nas obras e a incerteza de cumprimento dos prazos não parecem colocar em risco essas intenções, revela pesquisa da Amcham (Câmara Americana de Comércio) com gestores de marketing. 

O levantamento aponta que nas companhias de 68% dos entrevistados há planos de maiores aportes nesse tipo de marketing nos próximos anos. Uma parcela ainda maior, de 82% dos ouvidos, afirma que os atrasos no cronograma das obras não têm levado a uma revisão da estratégia de aportes com foco nesses eventos.

Somente 15% dos executivos de marketing consultados pela Amcham informaram que suas empresas vêm adiando os planos para o segmento por conta do descumprimento de prazos de construção de estádios e infraestrutura relacionada. Uma fatia pequena, de 3%, declara estar revisando o planejamento e os valores programados.


Ações - Os executivos informaram quais são os pontos focais do investimento em marketing esportivo de suas empresas nos próximos anos. O grande destaque está em campanhas de marketing de associação da marca ao mundo esportivo (79%). Foram mencionados também patrocínios a: atletas e equipes esportivas (26%), clubes de futebol (18%), coberturas de jogos esportivos em TV e Rádio (6%) e estádios e centros olímpicos e esportivos (3%).

Para a sondagem, a Amcham ouviu 34 empresários, gestores e executivos de Marketing que participaram de comitê da área em São Paulo no dia 28/03. Na amostra consultada, 50% informam já investir em marketing esportivo.