Comissão de Coordenação do COI encerra quarta inspeção do Rio

A Comissão passou três dias examinando os preparativos do projeto do Rio e recebendo atualizações dos organizadores e seus parceiros no planejamento/ Foto: Rio2016 / Alex Ferro

Rio de Janeiro - A Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos Rio 2016 concluiu nesta quarta-feira sua quarta visita à cidade. Eles observaram que houve sólido progresso desde a última visita, em junho de 2012, incluindo nas vilas de mídia, no plano master das instalações e no recrutamento de pessoal pelo comitê organizador. No entanto tempo continua sendo um fator essencial. Nos próximos três anos e meio, os dois parques olímpicos – em Deodoro e na Barra – e muitas estruturas de apoio precisarão ser entregues. É uma tarefa de grande magnitude que se apresenta aos organizadores.
 
Presidida por Nawal El Moutawakel, membro do Comitê Executivo do COI, a Comissão passou três dias examinando os preparativos do projeto do Rio e recebendo atualizações dos organizadores e seus parceiros no planejamento. A Comissão também visitou vários projetos relacionados aos Jogos, incluindo o estádio do Maracanã, a nova sede do Rio 2016, Deodoro e a região do porto do Rio. Eles ficaram especialmente felizes com a constatação de que o comitê organizador local adotou uma série de lições aprendidas com os Jogos de Londres (tanto durante o evento quanto no debriefing, no Rio, em novembro) e as tem adaptado às suas próprias circunstâncias.
 
O forte e contínuo apoio do governo foi destacado pela Comissão após o início de reuniões regulares entre o comitê organizador local e todos os níveis de governo, liderados pela presidente do Brasil, Dilma Roussef. Aldo Rebelo, ministro do Esporte; Sergio Cabral, governador do estado do Rio de Janeiro, e Eduardo Paes, prefeito da cidade do Rio de Janeiro, também estiveram presentes durante as reuniões da Comissão.
 
A evolução da estrutura do comitê organizador do Rio 2016, com a chegada do novo Diretor-Geral, Sidney Levy, e um grande número de profissionais com experiência em Jogos Olímpicos também ajudou o projeto do Rio a progredir nos últimos meses. A Comissão observou que esse trabalho de recrutamento precisa continuar à medida que o projeto se encaminha para a entrega final, o que exigirá experiências em Jogos anteriores.
 
“Vimos um sólido progresso esta semana”, disse a presidente da Comissão, El Moutawakel. “As obras estão em curso e o comitê organizador continua aumentando sua capacidade. No entanto, muitos projetos terão que ser finalizados simultaneamente. Continuamos confiantes, mas precisamos nos manter vigilantes e continuar a trabalhar duro para que os cronogramas sejam respeitados.”
 
O ano que se inicia será critico para o Rio 2016, com muito trabalho pela frente em inúmeras instalações esportivas para que os prazos finais para os eventos-teste antes dos Jogos sejam respeitados. Esses eventos são cruciais para assegurar que os Jogos Olímpicos corram tranquilamente, já que permitem que os atletas tenham um primeiro contato com os locais de prova antes dos Jogos, e que os Comitês Olímpicos Nacionais e Federações Internacionais planejem suas operações.
 
Os planos de acomodação do Rio 2016 foram apresentados durante a reunião. A Comissão reconheceu que muito trabalho tem sido feito, mas destacou que muitas construções de hotel ainda precisam ser confirmadas nos próximos meses; o plano final de acomodação é essencial para inúmeras operações dos Jogos.
 
O Rio 2016 também apresentou seus planos para engajar a população de todo o país através de diferentes áreas, como educação, cultura, mídia digital, marca e experiência do expectador. A Comissão ficou satisfeita ao observar que todas as partes interessadas no Rio 2016 estão sendo envolvidas no processo.
 
O presidente do Comitê Organizador Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, comentou: “Nós estamos fazendo grandes progressos em nosso caminho e estamos na direção certa para entregar grandes Jogos que o Rio, o Brasil e o mundo possam desfrutar. Temos trabalhado duro para aumentar a integração entre o projeto, e o engajamento e apoio vitais dos três níveis de governo é mais forte do que nunca. Estamos gratos pela consultoria especializada e orientação recebida da Comissão de Coordenação do COI esta semana, e as equipes do Rio 2016 vão continuar a trabalhar incansavelmente para oferecer soluções para as questões pendentes e respeitar os prazos envolvidos no projeto”.
 
Além disso, a Comissão recebeu atualizações sobre a preparação de áreas como atletas, instalações, esportes, serviços às Federações Internacionais, serviços aos Comitês Olímpicos Nacionais, transporte, serviços de mídia, força de trabalho, tecnologia, marketing e Jogos Paralímpicos. Com a conclusão de Londres 2012 no ano passado, a Comissão começará a visitar o Rio duas vezes ao ano a partir de agora, já que essa é a agenda padrão de visitas da Comissão à sede dos Jogos.