Mayra Aguiar é vice no Grand Slam dos Emirados Árabes

Mayra superou a francesa Audrey Tcheumeo na semifinal / Foto: Federação Internacional de Judô

Rio de Janeiro - Em seu retorno aos tatames após o Campeonato Mundial de Astana, Mayra Aguiar chegou à decisão do Grand Slam de Abu Dhabi, neste domingo, 01.11, e conquistou a medalha de prata em final definida no golden score contra a holandesa Marhinde Verkerk, campeã mundial de 2009. Esse foi o terceiro pódio da brasileira na temporada (ouro no Campeonato Pan-Americano de Edmonton, prata nos Jogos Pan-Americanos de Toronto) e a segunda medalha do Brasil nesta competição.
 
A campanha de Mayra começou com vitória sobre Mi-Young Choi, da Coréia do Sul, por waza-ari, e avançou às quartas-de-final, onde derrotou por ippon a britânica Natalie Powel. Na semifinal, a brasileira reencontrou sua adversária da final do mundial em Chelyabinsk 2014, Audrey Tcheumeo, da França, repetiu o resultado e desbancou a francesa por um yuko.
 
A decisão pelo ouro foi contra Marhinde Verkerk, da Holanda, contra quem a brasileira conquistou o bronze em Londres 2012. Em Abu Dhabi, a holandesa levou a melhor. Equilibrado, o confronto foi para o golden score empatado nas punições (2 a 2). Mayra arriscou uma entrada, se expôs e Verkerk aproveitou para encaixar o estrangulamento, fazendo com que a brasileira desistisse do combate.
 
O Brasil foi representado neste domingo também por Eduardo Bettoni (90kg), que venceu na estreia o eslovaco Milan Randl, conseguindo marcar dois yukos e levar o adversário a sofrer quatro punições. O peso-médio, porém, caiu nas oitavas-de-final diante do tricampeão mundial e campeão olímpico, Ilias Iliadis, da Grécia.
 
Com esses resultados, a seleção brasileira se despede dos Emirados Árabes com duas medalhas de prata e um quinto lugar. Além de Mayra, Érika Miranda garantiu o pódio no primeiro dia de competições e Victor Penalber deixou o bronze escapar, no sábado.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook