Kitesurf no lugar do windsurf em 2016

Kitesurf já deverá estar nas Olimpíadas de 2016, no Rio / Foto: Getty ImagesSão Paulo - A Federação Internacional de Vela (International Sailing Federation, em inglês) anunciou que o windsurf não estará mais no programa olímpicos dos Jogos do Rio, em 2016. A modalidade será substituída pelo kitesurf. A decisão foi recebida com surpresa e frustração entre os praticantes e principais esportistas e uma petição online foi criada para mantê-lo como uma disciplina olímpica.

 

O velejador britânico John Derbyshire disse que está decepcionado mas ansioso para trabalhar com kiteboardes, desenvolver as habilidades para o esporte e alçar um novo caminho. Derbyshire ainda acrescentou que a decisão é um grande golpe para a comunidade praticante.

Bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, o inglês Bryony Shaw demonstrou em sua conta no twitter o quanto o windsurf representa para ele. "Meu foco agora em Londres parece aumentado! Nova disciplina para o Rio, novo desafio", postou o atleta.

A decisão da ISAF foi tomada após uma defesa das duas modalidades, com equipes especializadas que analisaram as duas propostas, a do wind e a do kitesurf. Nos últimos anos o número de praticantes de kitesurf tem aumentado consideravelmente.