Thiago Pereira: "Me sinto honrado em defender o Corinthians"

Thiago Pereira é uma das esperanças de medalhas para Londres 2012 / Foto: Satiro Sodré/AGIFThiago Pereira é uma das esperanças de medalhas para Londres 2012 / Foto: Satiro Sodré/AGIF

Thiago Pereira: "Me sinto honrado em defender o Corinthians"  

São Paulo - "Defender o Corinthians é algo muito especial já que é uma das maiores torcidas do mundo. Me sinto honrado e agradeço imensamente ao clube por acreditar em mim e me dar condições. A relação tem sido muito boa e produtiva para ambos." Essas palavras poderiam vir de um jogador de futebol no final de mais uma partida disputada pelo Corinthians, mas na verdade foram ditas pelo nadador brasileiro que mais medalhas conquistou em um Pan-Americano, Thiago Pereira, o Mr. Pan. 

 

 

Thiago Pereira é uma das esperanças de medalhas para Londres 2012. Começou a carreira cedo, com 12 anos. Naquela época defendia o Clube dos Funcionários da Companhia Siderúgica Nacional, em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, onde se destacou.

De lá pra cá, foram 12 medalhas de ouro conquistadas em Pan-Americanos. Apesar da coleção de dar inveja a maioria dos esportitas brasileiros, o resultado mais importante da carreira do Mr. Pan é certamente o quarto lugar conquistado na final dos 200 metro medley, sua especialidade, durante os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

Na entrevista exclusiva ao Esporte Alternativo, Thiago Pereira diz que ainda não renovou contrato com o time do Parque São Jorge e que atualmente treina em média 6 horas por dia para chegar na melhor forma em Londres 2012 e conseguir alcançar a sua meta, uma medalha olímpica.

Mr. Pan falou ainda dos treinamentos ao lado de Sua Majestade, Cesar Cielo, e sobre os rivais Michael Phelps e Ryan Lotche, mas preferiu não fazer planos para depois dos Jogos Olímpicos.

Vale a pena conferir a entrevista Completa:  

 

EA - Lembra da primeira vez que disputou uma competição de natação ? Onde foi ? Já naquele momento percebeu que poderia ser um grande nadador ?

Thiago Pereira - Eu tinha 12 anos, defendia o Clube dos Funcionários da CSN. Eu gostava muito de nadar então resolvi me dedicar para isso.  

 

EA -  Você era garoto e acompanhava o Gustavo Borges e o Fernando Scherer. Como foi isso ?

Thiago Pereira - O Gustavo sempre foi um ídolo para mim. Era uma honra estar na seleção logo no início de carreira e poder contar com a experiência dele, realmente foi um grande aprendizado. Nos falamos até hoje.  

 

EA - Já pensou que os resultados que você conseguiu no Pan-Americano até hoje são melhores dos que os obtidos por eles em toda a carreira ?

Thiago Pereira - Penso sempre em fazer o meu melhor. Não foi nada fácil chegar onde estou, assim como para eles conquistarem as marcas que alcançaram. O esporte é uma eterna superação e eu busco sempre aprimorar cada vez mais.

 

EA - Das 12 medalhas de ouro que conquistou nos 3 últimos Pans, tem alguma especial ? Que tenha uma história diferente das outras ?

Thiago Pereira - Todas as medalhas que conquistei tem um significado especial, difícil escolher entre uma e outra.  

 

EA - Em toda a sua carreira, qual foi a prova mais marcante que você já disputou ? E o resultado mais importante ?

Thiago Pereira - Acho que o mais importante até hoje foi chegar a final dos 200 m medley na Olimpíada. Estar entre os 8 melhores nadadores do mundo não é para qualquer um. O resultado mais importante talvez o Pan pelo número de medalhas.

 

EA - Você costuma dizer que não tem um time de futebol, que se limita a torcer pela Seleção. E o Corinthians ? Você já é "mais um do bando de loucos" ?  Os jogadores de futebol costumam dizer que o Corinthians é diferente. E nas piscinas ? É diferente defender o Corinthians nas piscinas ?

Thiago Pereira - Defender o Corinthians é algo muito especial já que é uma das maiores torcidas do mundo. Me sinto honrado e agradeço imensamente ao clube por acreditar em mim e me dar condições para continuar a nadar no Brasil. A relação tem sido muito boa e produtiva para ambos. 

 

EA - Quando vence o seu contrato ? A renovação já foi discutida ?

Thiago Pereira - A princípio o contrato segue até o final Olimpíada, mas ainda não discutimos sobre a renovação. 

  

EA - Como está a sua rotina ? Se preparar para uma Olimpíada é diferente ? Como estão os treinamentos ?

Thiago Pereira - Certamente a preparação olímpica é diferente. Estou em um ritmo intenso de treinamentos, são em média 6 horas de treino diários, de segunda à sábado. 

 

EA - Quais os benefícios de treinar da altitude ?

Thiago Pereira - Vários. Conseguimos melhorar nossa resistência e ganhar mais força, o que pode ser um grande diferencial na vitória. Além disso, nessa segunda estadia em La Loma ficamos super concentrados, o que manteve nosso treinamento totalmente focado e isso ajudou bastante a aprimorar aspectos técnicos e físicos.  

 

EA - Qual a diferença de treinar sozinho e de treinar com Cesar Cielo e companhia ? Seu rendimento melhora ? O que é diferente ?

Thiago Pereira - A partir do momento que vc treina com atletas de alto rendimento e com um alto nível técnico, você mantém um padrão elevado de treinos e isso favorece o seu desenvolvimento. Além disso, treinar com companheiros de seleção também motiva, todos se apoiam e temos uma convivência bacana.   

 

EA - Quais as chances de medalhas em Londres 2012 ? Michael Phelps e Ryan Lotche são os nomes a serem batidos ?

Thiago Pereira - Vou fazer o melhor para conquistar uma medalha. Certamente esses são os meus principais adversários e estou treinando intensamente para superá-los. 

 

EA - Nesses próximos meses, qual a sua programação até as Olimpíadas ? Tem alguma meta ?

 Minha meta é conquistar uma medalha olímpica. Para isso estou dedicado 100% aos treinamentos. Iremos competir mais 3 grandes competições: o Troféu Maria Lenk e duas etapas do Mare Nostrum, praticamente uma competição por mês até a Olimpíada. Assim, espero ganhar competitividade com elas e chegar 100% preparado em Londres.  

 

EA - A alimentação e a rotina mudam com a chegada dos Jogos Olímpicos ?

Thiago Pereira - A rotina está mais intensa e cansativa, mas faz parte do ano olímpico. A alimentação não muda muito, sempre como de tudo.  

 

EA - O que será diferente em Londres 2012 ? Os 200 metros medley continuam sendo sua prova mais forte ?

Thiago Pereira - Minha prova é os 200 m medley. Acredito que estou mais experiente, tenho treinado muito para conquistar meu objetivo e espero que neste ano eu ajude a seleção Brasileira a conquistar muitas medalhas para o Brasil.  

 

EA - Dá para prometer um resultado melhor do que o 4º lugar em Pequim 2008, ou seja, uma medalha olímpica ?  

Thiago Pereira - Não da pra garantir nada, Olimpíada é Olimpíada, simplesmente a principal competição poliesportiva do Mundo. Só posso garantir é que farei o meu melhor para representar bem o Brasil. 

 

EA - Qual ponto você acha que ainda dá pra melhorar e ganhar alguns décimos de segundo dentro da piscina ? E fora dela ?

Thiago Pereira - Fiz um treinamento de força, completado pelas três semanas em La Loma, pois precisava melhorar minha resistência e chegada.  

 

EA - Já tem planos para depois de Londres 2012 ?

Thiago Pereira - Não, sempre uma meta por vez.  

 

EA - Em Toronto 2015 você poderá alcançar mais um recorde. O de maior medalhista nacional. Já pensa nisso, ou prefere pensar em uma coisa de cada vez ?

Thiago Pereira - Como disse, uma meta por vez.

 

EA - O que você acha que deve ser feito para que nossos atletas tenham um desempenho igual ou melhor que o seu no Rio 2016 ? Existe algo que ainda dá pra ser feito ?

Thiago Pereira - Acho que todos tem de se dedicar e persistir no sonho.  

 

EA - Como é treinar ao lado do Cielo ? Se dá bem com ele ? São amigos ?

Thiago Pereira - Temos um bom relacionamento, já estivemos juntos defendendo a seleção outras vezes e o clima do PRO 16 é muito bacana. 

 

EA - Qual o recado que gostaria de deixar para o público brasileiro ?

Thiago Pereira - Obrigado pelo apoio, continuem na torcida e torçam pelo Brasil em Londres/2012.

 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook