Renzo Agresta é campeão do sabre no Pan-Americano de Esgrima

Esgrimista derrota atual bicampeão do torneio na semifinal para garantir o ouro na última competição antes da Olimpíada do Rio, em agosto / Foto: Jonne Roriz/Exemplus/COBEsgrimista derrota atual bicampeão do torneio na semifinal para garantir o ouro na última competição antes da Olimpíada do Rio, em agosto / Foto: Jonne Roriz/Exemplus/COB

Panamá - Renzo Agresta conquistou o título do Campeonato Pan-Americano, no Panamá, nesta quinta-feira (23/6/2016), com uma vitória por 15 a 5 sobre o americano Andrew Mackiewicz.
 
A competição é a última antes da disputa dos Jogos Olímpicos - o especialista no sabre compete no dia 10 de agosto, na Arena Carioca 3. Foi a segunda que vez que o esgrimista ficou com o ouro: ele já havia sido campeão em 2013, em Cartagena (Colômbia). Renzo ainda tem três medalhas de bronze (2011, 2014 e 2015).
 
O paulistano de 30 anos teve um excelente dia na Cidade do Panamá. Renzo passou pela poule com quatro vitórias e uma derrota. No quadro de 32, derrotou o nicaraguense Ariel Enoc Cisnero Rizo por 15 a 6. Nas oitavas de final, o esgrimista venceu o canadense Fares Arfa (15 a 5) e chegou ao pódio com uma vitória sobre o venezuelano Jesus Carvajal, por 15 a 9, nas quartas.
 
Já com uma medalha garantida - não há disputa de terceiro lugar -, Renzo reencontrou na semifinal o americano Eli Dershwitz, campeão das últimas duas edições do Campeonato Pan-Americano e medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015. O brasileiro devolveu a derrota sofrida em 2014, na mesma fase, e venceu o atleta dos EUA por 15 a 8.
 
Além do importante título continental, Renzo também se beneficiará da conquista no Panamá no ranking mundial. O Campeonato Pan-Americano e o Campeonato Europeu, últimos torneios antes da Olimpíada, também ofereciam a oportunidade derradeira de garantir pontos na listagem mundial. É com base na posição final que serão definidas as chaves olímpicas. Uma boa posição no ranking significa encontrar com os atletas melhor ranqueados apenas nas fases finais da disputa. O brasileiro ocupa, neste momento, a 15ª posição do ranking olímpico (em que estão apenas dois atletas por país).
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook