Sóchi 2014 se prepara para os Jogos de Inverno

Mascotes de Sóchi 2014 / Foto: DivulgaçãoSóchi - Como parte da iniciativa global da ONU, Agenda para o século XXI, o Centro Regional Russo Ambiental e a administração da cidade de Sóchi desenvolveram propostas para o desenvolvimento sustentável das aldeias nas montanhas da área de construção olímpica.

 

A base do plano foi feita a partir de uma pesquisa com mais do mais de 600 moradores de Esto-Sadok, Galitsyno e Chereshnya. A experiência internacional mostra que, se os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos forem preparados dentro dos princípios de sustentabilidade, podem mudar o desenvolvimento da cidade-sede para melhor. Aproximadamente 80% das cidades em que os Jogos foram realizados, depois de 1972, estão agora entre as 200 cidades mais conhecidas do mundo.  Os Jogos de 1992 ajudaram Barcelona a se tornar um dos principais centros turísticos globais. Em dez anos, o número de turistas dobrou em Barcelona e a duração média da estadia aumentou 110%.

Programas para o desenvolvimento sustentável das cidades são bons caminhos para soluções de questões sociais, econômicas e ambientais. A execução dos planos será um bom exemplo de como os eventos esportivos globais podem criar mudanças positivas em uma determinada região.

O desenvolvimento de Esto-Sadok será feito em conjunto com Krasnaya Polyana. O plano é criar um centro de turismo esportivo. Muitos programas de esportes e de ecoturismo (mountain bike, esportes de tiro, caminhadas e passeios a cavalo) podem ser complementados com visitas a locais de interesse cultural e etnográfico (por exemplo, o pavilhão de caça de Nicolau II, ou as antas – sepulturas antigas, da era Antes de Cristo).

Galitsyno poderia continuar a ser o “coração” do lazer e do turismo, especializada em etno culturalismo, educação, turismo e esportes, pelo considerável número de locais com valor histórico e cultural localizados nas vizinhanças.

O assentamento das Chereshnya coloca grande ênfase no desenvolvimento agrícola. Uma pesquisa mostrou que os habitantes defendem uma proposta para construir um complexo de processamento de frutas e legumes, bem como iniciativas para organizar as estufas da região, levando ao desenvolvimento da produção orgânica e turismo gastronômico.

O desenvolvimento sustentável é um processo baseado na combinação de crescimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental, pois satisfaz as necessidades do presente e não compromete a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades.

Alguns números interessantes - O assentamento de Esto-Sadok está localizado a cinco quilômetros de Krasnaya Polyana. Fundado em 1883, tem uma população de 836 trabalhadores, sendo que 355 vieram da Estônia. Hoje os moradores locais estão trabalhando principalmente na construção de instalações olímpicas, em setores de serviços e também estão engajados na agricultura.

A aldeia de Galitsyno, localizada na margem direita do rio Mzymta, fica a 35 quilômetros da costa. Tem uma população de 762 pessoas, das quais 28% são gregos. A especialização econômica da região é o turismo.

Chereshnya Village, localizado a uma distância de 12 quilômetros da área central do distrito de Adler, foi fundada na segunda metade do século 19 e emprega atualmente 2.228 pessoas, das quais 68% são armênios. Os habitantes trabalham principalmente na agricultura e no turismo.